Pós-praia da pele e do cabelo: o que fazer? Como recuperar?

No verão, é comum muitas pessoas desceram para o litoral para aproveitar suas férias na praia, e também há aqueles que já moram próximo ao mar e não querem se afastar dele nos dias mais quentes. Com o calor, a brisa salgada do mar, a água e a areia, é comum que nosso corpo sofra algumas coisas, como ressecamento, ou a pele queima devido ao sol, mesmo com o uso de protetor solar, o cabelo fica mais ressecado e pode até quebrar.

As mulheres, por exemplo, costumam sofrer muito mais porque, geralmente, possuem cabelos mais longos do que os homens. Então, quais cuidados ter após as férias na praia? Você não vai querer deixar sua pele seca e sem nutrientes e muito menos seu cabelo, certo?

Como amamos praia, sol e calor e somos especialistas em cuidados que as pessoas devem ter no litoral, hoje, trouxemos algumas dicas de quais cuidados para ter pós-praia com os cabelos e a pele. Acompanhe para saber mais!

Pós-praia: meu cabelo e minha pele estão prejudicados, o que fazer?

Se você frequentou a praia recentemente, sabe que é normal que a pele fique mais queimada e os cabelos diferentes do visual que estavam antes dos mergulhos na água salgada, certo? A areia, o calor, o sol e o sal fazem isso, é completamente normal, mesmo com cuidados. Mas, calma, a Blueman está aqui para te auxiliar no que fazer com dicas super úteis e práticas, confira:

Cuidados pós-praia com a pele

A pele é uma parte sensível de nosso corpo, mesmo com toda a sua força protetora. Ela possui diversas terminações, além de camadas bem distribuídas. Pessoas com pouca melanina sofrem mais quanto são expostas ao sol por longos períodos do dia e se não usam a quantidade necessária de protetor solar, correndo o risco de pegar insolação! Se você se queimou muito ou pouco, os cuidados devem ser realizados da mesma forma:

1. Aplique pós-sol

O pós-sol é um cosmético com objetivo de acalmar a pele queimada de sol. Geralmente, em sua fórmula está a aloe vera, que hidrata, restaura e oferece alívio do ardor e da quentura causada pela luz solar. Dê preferência para passá-lo após ter tomado o seu banho, em água mais para fria do que quente.

Mãos de pessoa aplicando creme em mãos.

2. Hidrate a pele abundantemente

Investir em hidratantes é extremamente necessário, principalmente aqueles que possuem vitaminas com o poder de rejuvenescer e nutrir a pele. Mas não se esqueça de usar opções corporais e faciais, não misture! Isso porque algumas fórmulas para o corpo podem ser muito fortes ou oleosas para a pele delicada do rosto!

Mulher aplicando creme em rosto.

3. Use sabonetes hidratantes

Existem muitos tipos de sabonete, mas você deve dar preferência para aqueles que possuem fórmula hidratante para restaurar os nutrientes que a pele precisa. Opções com leite e aveia são ótimas!

4. Tome banho na temperatura certa

Pode parecer simples, mas o banho também faz muita diferença para a pele ressecada e queimada, sabia? Evite ao máximo banhos com água quente, sempre deixe da morna para o frio, porque as altas temperaturas podem ressecar ainda mais a pele e fazê-la coçar. A água fria traz muitos benefícios, como melhora da imunidade, relaxamento, estimulação sanguínea, redução de dores e muito mais!

5. Evite o uso de roupas apertadas

Você sabia que usar roupas apertadas pode machucar a pele pós-praia? Pois é, os tecidos que ficam justos ao corpo podem atrapalhar a circulação sanguínea, consequentemente atrapalhando a recuperação da derme. Procure usar peças mais soltinhas e de tecidos leves.

Com esses cuidados simples, sua pele pós-praia pode se recuperar mais rápido. Mas se for sair de novo ao sol, não esqueça de usar muito protetor solar, ok? Mesmo se a intenção for se bronzear um pouco, o protetor é indispensável, assim como saber o melhor horário para tomar sol.

Cuidados pós-praia com os cabelos

Assim como a pele, os cabelos são muito sensíveis, principalmente os mais finos. As fibras capilares e pintas podem ficar todas ressecadas com a constante exposição à água salgada e ao sol. Se você teve cuidados com o cabelo na praia, mas mesmo assim eles voltaram ressecados pós-praia, vale a pena seguir estas dicas:

1. Lave e condicione com produtos de qualidade

Sabemos que, às vezes, sempre temos aquele shampoo e condicionador mais baratinhos em casa, certo? Mas nesses cuidados pós-praia, dê preferência a lavar e condicionar os cabelos utilizando opções de qualidade próprias para seu tipo de fio e couro cabeludo. Também, eles devem ser sem sal para manter o equilíbrio. Procure optar por aqueles que possuem muitos nutrientes e são próprios para cabelos ressecados e quebradiços, assim a fibra capilar será restaurada mais rapidamente.

2. Prenda o cabelo frouxamente

Se as suas mechas ainda estão em processo de recuperação, não faça penteados muito elaborados e apertados, pois eles podem ressecar e quebrar ainda mais os fios. Se realmente precisar prender suas madeixas, faça com elásticos leves e que não apertem tanto. Temos um post cheio de opções de penteados para praia, não deixe de conferir depois!

3. Use leave in

O leave in é um produto incrível para o cabelo que nada mais é do que um creme “para deixar”, ou seja, que não precisa de enxágue. Existem diversos tipos, por isso você deve focar naqueles que são reparadores de pontas e da fibra capilar.

4. Faça tratamentos com máscaras restauradoras

Além do shampoo, do condicionador e do leave in, você pode usar as máscaras de cabelo! Escolha opções com bomba de nutrição e que sejam restauradoras dos fios. Siga certinho os passos da embalagem, não precisa deixar horas no cabelo, apenas os minutos indicados são o suficiente!

5. Invista em óleos de cabelos

Sabe aqueles óleos para pontas, de ceramidas e outras propriedades? Eles são ótimos para o cabelo! Escolha opções que combinem com seu couro cabeludo e tipo de fios e aproveite todas as vantagens! Se você tiver costume de usar secador ou prancha, não se esqueça também de usar produtos protetores térmicos, ok?

Óleos e produtos derivados do coco.

E não deixe de pentear os fios com cuidado, não precisa ter pressa para desembaraçar. Faça com calma, começando das pontas e depois suba para o couro cabeludo. Com esses cuidados, seu pós-praia será muito melhor e confortável e, em pouco tempo, sua pele e seus cabelos estarão prontos para o próximo mergulho!

Para outras dicas de verão, roupas de praia e lugares para visitar, não deixe de acompanhar o blog da Blueman. Até a próxima!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário