Melhor horário para tomar sol e dicas para proteção da saúde na praia 

Sair para pegar um solzinho na praia é um rolê perfeito para dar com os amigos e a família. Mas, em meio à vontade incontrolável de correr para areia, sempre nos pegamos na dúvida: qual é o melhor horário para tomar sol? Considerando que o sol escaldante pode trazer uma série de malefícios à pele, que a muito custo cuidamos no dia a dia, todo cuidado é pouco na hora de sair de casa e se jogar no mar.

E é por isso que, no post de hoje, reunimos dicas incríveis para te ajudar a pegar aquela corzinha sem medo de ter a pele pipocada ou lesionada pelos raios UVA e UVB. Vem com a gente!

Encontre o horário ideal

É certo que você quer ficar no bronze, mas não está nem um pouco a fim de contrair uma isolação, certo? Segundo o que nos informam especialistas, precisamos nos manter ao menos 15 minutos diários em exposição ao sol para que haja a manutenção das taxas de vitamina D no organismo.

Mas, quando falamos em praia, as coisas mudam de figura. A começar pelo fato de que é preciso saber exatamente os melhores horários para sair de casa. Sendo assim, deixe que a gente te dá uma ajudinha. O melhor horário para pegar sol é antes das 10 da manhã, quando a incidência dos raios solares não estará tão intensa, e após às 16hs, visto que o sol já estará mais baixo.

Considerando essas informações essenciais, jamais esqueça de passar o protetor solar, dando prioridade aos à prova d’água. É importante ainda que você reaplique o protetor sempre conforme mandam as instruções da embalagem e tenha ainda à disposição um para o corpo e outro para o rosto e, se possível, um bom creme pós sol, assim garante um bronzeamento seguro e saudável.

Hidrate-se constantemente

Quando falamos de rolê na praia é importante que você se mantenha hidratada antes, durante e depois. Afinal, em meio ao sol escaldante é normal que o nosso corpo transpire e perca muito líquido e sais minerais, logo, garrafinhas de água e água de coco, não podem faltar.

Outra ideia interessante para manter o corpo sempre hidratado durante a sua estadia na praia é consumir suco de frutas ou, até mesmo, as próprias frutas ricas em água como: melancia, melão e laranja, por exemplo.

Alimente-se corretamente

Outra dica importante que você pode adquirir em seus passeios na praia é optar por comidas mais leves e saudáveis. Sabemos que com o calor intenso podemos ser pegos de surpresa com tonturas, dor de cabeça e até indisposição física. Então, que a sua alimentação não seja um fator de peso a contribuir para o mal estar próprio de dias muito quentes.

Sendo assim, opte por uma alimentação mais balanceada, evite frituras e comidas muito condimentadas. Abuse do consumo de líquidos e invista nos lanchinhos naturais. Aliás, uma forma de evitar cair na tentação das comidas vendidas em quitandas é preparando a sua própria comida e a levando de casa mesmo, assim, é mais fácil de controlar a irresistível vontade das porções de caranguejo.

Invista em chapéus

Uma outra forma de se proteger do sol e evitar os males da insolação é utilizando chapéus de praia. Além de serem muito bonitos e ótimos acessórios para a composição de looks, ainda possuem como função essencial a proteção da sua cabeça e do rosto contra a incidência dos raios UVA e UVB, então, não pense duas vezes quando o assunto é proteção solar e já garanta o seu.

Roupas com proteção solar

Hoje no mercado de moda praia, já encontramos roupas confeccionadas com alta tecnologia, próprias para o uso em praias e piscinas. Com fator de proteção, biquínis, maiôs e sungas são perfeitos para a proteção da cútis, possibilitando que você pegue aquele bronze sem que sua pele sofra a agressão dos raios solares. Vale à pena investir nesse tipo de roupa, afinal a sua saúde vale o preço investido.

Estabeleça uma rotina de cuidado com a pele

Em nada adianta deixar para cuidar de sua pele somente no dia de ir à praia e esquecê-la nos demais dias. Isso porque, quando não mantemos uma rotina de cuidados com a pele, propiciamos a sua falta de manutenção de hidratação e nutrição, o que acaba possibilitando o ressecamento em contato ao sol.

Logo, é essencial preparar a sua pele dia após dia com produtos de qualidade para que ela possa lidar com os agentes adversos de todas as estações do ano, principalmente, no verão.

Proteja e hidrate os fios capilares

Além de sua pele, os seus cabelos também merecem máxima atenção e hidratação. Afinal, cabelos porosos e elásticos estão mais propensos à quebra quando entram em contato com o sol devido à alteração térmica. Cabelos danificados, tendem a perder em saúde e viço, logo, se esse é o seu caso, antes de pegar o rolê na praia pense em cronogramas para a recuperação capilar.

Aliás, óleos vegetais podem ser de grande ajuda para a proteção do fio, além de serem ótimos para a reposição dos nutrientes perdidos, sobretudo, ao contato da água do mar. Então, faça deles os seus aliados.

Tome cuidado com agentes fúngicos e bactericidas

Após sair do mar, lembre de secar muito bem as juntas da mão e dos pés, uma vez que a areia é o solo fértil da incidência de fungos e bactérias e a umidade é uma propulsão à proliferação desses agentes. Lembre ainda de trocar as roupas de banho, após o banho de mar, pelos mesmos motivos aqui listados.

Não esqueça do repelente

Sabemos ainda que a praia é um ambiente muito propenso à incidência de insetos, o que pode trazer certo desconforto, principalmente naqueles que possuem alergia à picadas. Considerando que tudo o que você realmente quer é se bronzear e pegar aquele mar maroto, não deixe de usar repelente e levá-lo com você na bolsa.

Assim, você evita a ação dos borrachudos, mosquitos e pernilongos. Mas lembre-se, aplique primeiramente o protetor solar e só depois que o produto secar, passe o repelente, evitando de deixar o produto entrar em contato com as mucosas nasais.

Invista em um óculos de sol

Já deu para perceber que pegar sol na praia requer uma grande quantidade de cuidados e outra região que pede proteção é o campo visual. Então, não esqueça do óculos de sol com fator de proteção contra os raios ultravioletas. Afinal, é preciso que você se proteja contra as doenças oculares causadas pelos raios ultravioleta, como a catarata e a fotoceratite. Investir em um bom óculos de sol é uma forma de assegurar que o seu campo visual estará bem protegido.

Jamais esqueça do banho de água doce

Saiu do mar? Hora de tomar um banho de água doce para se livrar da areia presa e do sal da água do mar. Assim, você evita o ressecamento de pele e possibilita que o seu corpo respire e se recupere. Novamente, não esqueça de retirar a roupa de banho e colocá-la para a lavagem.

Aplicando essas 11 dicas durante o seu rolê na praia, garantimos que a sua saúde estará em dia. Então, siga as nossas sugestões e aproveite a diversão com quem você ama, livre de interferências. Se gostou do post, não deixe de acompanhar as nossas publicações semanais aqui no blog e ficar ligada em dicas incríveis como essas.