O que levar na praia? Checklist com os itens mais essenciais!

Nos dias mais quentes, nada melhor do que ir para a praia dar aquele mergulho e renovar as energias, não é? Se você não mora perto do litoral, provavelmente espera ansiosamente por aquele feriado para chegar ao mar. Com isso, vem a dúvida: o que levar à praia?

É importante pensar em uma checklist! Afinal, você não vai esperar chegar na casa de praia para lembrar que esqueceu algo essencial. Imagina a decepção! Por isso, a Blueman elaborou uma lista completa dos itens principais e mais importantes para se levar na praia. Se liga aí para não esquecer nada!

Lista de viagem para a praia: levando o essencial

Para atender todas as necessidades na praia, é preciso levar as coisas certas – afinal, seria muito chato ter que correr atrás de comprar algo que já tem casa, não é? Por isso, fazer uma listinha antes de fazer as malas e pegar para conferir quando já estiverem prontas é uma ótima maneira de não esquecer nada.

Roupa de banho

As roupas de banho são as mais importantes, e não dá para cair no mar sem elas, não é mesmo? Para as mulheres, levar duas ou três peças de biquíni e maiô para alternar os dias é uma boa escolha, principalmente quando vai passar mais de quatro dias no litoral.

Imagem com duas mulheres, uma vestindo biquíni e outra vestindo maio

Os homens também podem seguir a mesma regra com as sungas e shorts de banho, com duas ou mais mudas para dar tempo de cada uma secar quando lavadas e não ficar sem ter o que usar na praia.

Imagem com dois homens, um vestindo sunga e outro bermuda

Seja da moda praia feminina ou masculina, é importante que as peças sejam confortáveis, evitando assaduras ou escapes quando vem aquela onda mais forte e te dá um caldo. Ainda, pensar em uma modelagem que valorize o seu corpo é essencial para fazer com que você se sinta bem vestido(a), à vontade para curtir o dia e celebrar a sua beleza única!

Saídas de banho e cangas

As mulheres, com certeza, sabem o quão importantes são essas peças, não é? A gente nem sempre quer andar apenas de biquíni ou maiô, principalmente se for dar uma passada em algum comércio beira-mar. Além disso, dão um charme a mais no look – basta escolher um modelo que seja a sua cara.

Imagem com três mulheres, duas utilizando saída de banho de modelo diferente e outra utilizando canga

As saídas de banho são, geralmente, vestidos ou blusões que cobrem a roupa de banho. Há modelos coloridos ou mais neutros que tem tecidos bem confortáveis, geralmente mais finos, para não incomodar ou machucar a pele causando atrito – coisa comum de acontecer na praia por causa da mistura de areia e água salgada.

As cangas são aqueles panos bem leves que podem ser amarrados na cintura ou no corpo de várias maneiras. Há muitos modelos e estilos lindos. Ainda, naqueles dias em que não há esteiras para estender na areia, usar uma canga reserva pode ser uma ótima opção para não precisar sentar diretamente no chão.

Toalhas

Não precisamos dizer muita coisa, não é? Elas são essenciais para secar o corpo depois daquele mergulho refrescante e depois do banho. É importante levar duas toalhas, uma para a praia (geralmente são maiores e de tecidos mais finos) e outra padrão, para secar o corpo após tomar banho.

E se a casa que for ficar não fornecer itens de banho, deixar uma toalhinha de rosto na mala também é uma ótima opção para enxugar a face e as mãos após usar o banheiro ou lavar o rosto.

Protetor solar

Pode-se dizer que esse produto está no ranking dos mais importantes itens para levar à praia. Além de impedir queimaduras provenientes dos raios UV, ele protege e hidrata a pele, que estará em constante contato com a água salgada e o sol quente.

É importante escolher um produto que seja acima de FPS 30, mas quanto mais clara a pele, maior é a vermelhidão, então opções com fatores de proteção mais altos são uma escolha inteligente. Além disso, protetores labiais e para o cabelo também vão ajudar a manter seu corpo saudável e aumentar seu bem-estar.

Que fique claro que, mesmo em dias nublados, é essencial passar protetor, viu?! O mormaço queima tanto quanto o sol direto, e ninguém quer passar os dias de lazer com insolação – é muito desagradável!

Guarda-sol

Para evitar o sol nos seus picos mais quentes, um guarda-sol é importante. Há modelos bem grandes que comportam até quatro pessoas em sua sombra. Quanto maior for, mais proteção vai proporcionar!

Há modelos feitos com lona, nylon, algodão e fibras sintéticas, porém esse último é o mais indicado, visto que as suas características protetivas são maiores.

Pós sol

A loção pós sol é ótima para refrescar a pele, principalmente se os raios solares queimaram um pouco mais do que imaginava.

Com propriedades nutritivas e de hidratação, o pós sol proporciona as vitaminas e minerais importantes para a recuperação da derme, e ainda dão aquele frescorzinho, aumentando o bem-estar.

Bronzeador

Para quem deseja voltar para casa com aquela marquinha, os bronzeadores são ótimos aliados. É importante escolher opções que não sejam tão fortes e que possuam fator de proteção. Lembre-se que a pele deve ser protegida mesmo quando você quer “queimar” um pouco.

E não deixe de escolher os melhores momentos para se bronzear. Os raios solares das 10 da manhã até as 16 horas da tarde devem ser evitados, pois são muito fortes.

Óculos de sol

Os óculos de sol são ótimos para proteger a vista da forte claridade, permitindo que a pessoa enxergue com mais facilidade mesmo em dias de raios solares mais fortes. É bom escolher um que tenha o formato que combine com o seu rosto, entre as opções redondas, de gatinho, aviador e muitas outras.

Ainda, deve-se considerar que ele também deve ter lentes com fatores de proteção contra os raios ultravioleta. Óculos que de procedência duvidosa podem prejudicar os olhos.

Chapéu ou boné

A proteção do rosto e do couro cabeludo é coisa séria, por isso ter um chapéu ou um boné ao alcance da mão é uma forma de cuidar do seu corpo e manter o seu bem-estar por bastante tempo. Escolher opções com boa ventilação é ideal, visto que não vão causar tanto suor e incomodar.

Imagem com homem utilizando boné e uma mulher utilizando chapéu

Cadeiras e esteiras de praia

Passar vários dias no litoral e várias horas na praia será muito mais confortável com um lugar confortável para sentar na areia, não é? Por isso, as cadeiras e esteiras de praia são escolhas perfeitas e super fáceis de levar, não são pesadas e não necessitam de muita mão de obra.

Há cadeiras com encosto mais alto e baixo, basta escolher a opção que mais se sente confortável. Existem também opções com encosto de braço, porta copo e, até mesmo, suporte para guarda-sol. Antes de comprar, é bom verificar o peso que ela aguenta para não cair um tombo que seria facilmente evitado.

No caso das esteiras, há modelos de palha natural, em polipropileno e outras opções que são dobráveis, perfeitas para carregar sem muito trabalho.

Bolsa de praia

Para carregar o protetor, o chapéu, as bolsas e outros acessórios, as bolsas de praia são muito versáteis. Têm modelos bem grandes com zíper e outros compartimentos. A melhor opção é escolher uma de tela ou palha, que não absorve os grãos de areia e é mais simples de limpar.

Mulher utilizando bolsa de praia amarela com listras brancas

Cooler ou bolsa térmica

Uma das grandes dúvidas é o que levar para comer na praia. O sol, a areia mais pesada e o mar cansam o corpo, por isso ter em mãos um alimento rápido e uma bebida para repor as energias e forrar o estômago é essencial.

O cooler e a bolsa térmica servem para manter as comidas e bebidas refrigeradas, e são ótimos para carregar e passar aquela tarde sem se preocupar em comprar coisas. Alguns itens são essenciais, como:

  • garrafa de água;
  • refrigerante ou bebidas alcoólicas;
  • frutas leves (maçã, goiabada, banana etc.);
  • gelo;
  • sanduíches naturais;

Imagem de bolsa e garrafa térmica azul

Você pode escolher os aperitivos que mais gosta para rechear seu cooler – basta lembrar que as comidas precisam manter o corpo nutrido de maneira leve. Opte por alimentos de fácil conservação e evite ingredientes muito perecíveis, como ovos e carnes.

Roupas e calçados

Para ficar vários dias, é essencial várias mudas de roupas e sapatos leves para sair e para ir à praia, não é? Por isso, se você quer saber, por exemplo, o que levar para 7 ou 5 dias de praia, temos algumas opções:

  • shorts;
  • bermudas;
  • vestido;
  • camisetas;
  • regatas;
  • saias;
  • roupas íntimas (calcinha, cueca, sutiã);
  • roupa de frio leve (caso esfrie: blusa e calça leves, meias);
  • roupas para dormir (pijamas, camisolas);
  • sapatos mais casuais (chinelo, rasteirinha, sandália e tênis).

Homem e mulher utilizando roupas leves ideias para ir a praia

No geral, isso resume tudo o que você utilizará de roupas em sua viagem. Mas não exagere! Bolsas pesadas e cheias de coisas podem ser mais incômodas do que úteis. Escolha bem o que vai levar!

Acessórios para fazer bonito!

A praia é um ambiente cheio de cores, com guarda-sóis coloridos, o azul do mar e do céu, o branco dourado da areia e as diversas roupas de praia. Para combinar com toda essa explosão de tons, nada mais justo do que usar alguns acessórios para fazer bonito com seu look de praia, não é?

As correntes e colares podem ajudar no toque final do seu look, valorizando o colo. O legal é optar por sobreposições, escolha algumas correntinhas mais delicadas com pingentes bem praianos. O colar de búzios fica lindo nesse mix!

Tornozeleiras e pulseiras com contas e pedras que lembram o azul do mar e que trazem tons mais quentes também ficam lindos e completam o visual de maneira única! E se você quer valorizar o rosto, brincos grandões e coloridos são peças incríveis, faça uma combinação de arrasar com esses acessórios!

Kit emergência

Na praia tudo pode acontecer, não é? Por isso, prevenir acidentes e possíveis doenças é importante. Levar um “kit emergência” com remédios e curativos pode ajudar bastante, principalmente se a viagem for feita com crianças, que são mais sensíveis.

Mulher de biquíni segurando nécessaire

Itens adicionais

Ainda, para dizer que você estará bem guarnecida, há alguns itens extras que podem ser levados para evitar dores de cabeça.

Um exemplo a ser citado são os cosméticos que auxiliam a reparar a pele e o cabelo dos danos do sol e da água salgada.

O ideal é escolher shampoos, condicionadores e cremes de pentear que tenham o pH equilibrado e nenhuma adição de sal em sua fórmula, assim como devem ter características reparadoras. O leave-in com proteção UV também é ótimo para alinhar os fios e deixá-los hidratados, leves e sem frizz.

Outros itens de higiene pessoal para ter em sua mala são os cremes de corpo, para hidratar e recuperar a pele queimada, aliviando a coceira e a ardência. Perfumes, desodorantes, entre outras coisas.

E a caixinha de som não pode faltar para curtir a brisa do mar com mais estilo! Faça a sua playlist e aproveite enquanto toma um solzinho!

Com essa checklist, sua viagem será muito mais prática e você não vai esquecer nada! E para mais dicas de praia, moda praia e muito mais, não deixe de acompanhar o blog da Blueman semanalmente!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário