Cabelo na praia: cuidados e o que usar para fios saudáveis

Cabelo na praia: saiba como cuidar para ter fios lindos!

No verão, não há como negar pegar um mar, mas para aproveitar com tranquilidade, é preciso ter cuidados extras com o cabelo na praia. Se você estiver com seus fios hidratados e bem tratados, não haverá tantas preocupações com ele quando você ficar por horas aproveitando as praias ou as belas ilhas cariocas para ficar em paz!

Ainda assim, os fios sofrem com os dias no mar: não só a água do oceano deixa o cabelo ressecado, mas o calor do sol também contribui com esse desgaste capilar, o que exige maior atenção para mantê-los saudáveis. Para você curtir a praia da melhor forma sem perder a paciência com os cuidados com os fios, segue com essas dicas e relaxe depois de cuidar de seus cabelos.

Como a água do mar e o sol afetam a saúde capilar?

Os cabelos podem sofrer com diversos fatores do cotidiano, porém, quando entram em contato com a água do mar, tendem a sofrer ainda mais, uma vez que o sal resseca os fios e os deixa quebradiços.

Assim como a água do mar, o sol também é outro agente de risco para a saúde capilar, ele representa o calor e, com isso, entrega raios UV, que causam a perda da maciez e suavidade dos fios. O sol do verão gera temperaturas altíssimas e isso afeta diretamente na hidratação.

Porque é importante cuidar dos cabelos na praia?

Para evitar que seu cabelo sofra quedas, fique quebradiço, ressecado e fraco após um dia de praia, é preciso de muito cuidado: é necessária organização para repetir os processos de lavagem corretamente e ter fios sempre brilhando e prontos para qualquer momento.

Além disso, é importante ter uma atenção maior nesse período uma vez que o sol atinge diretamente o couro cabeludo, podendo causar câncer de pele provocado pelos raios ultravioletas. Mas se você cuidar corretamente, você conseguirá ter fotos na praia de momentos incríveis com seu cabelo impecável em qualquer época!

Como cuidar do cabelo na praia?

A alimentação saudável é uma das responsáveis por manter seus fios sempre hidratados e bem cuidados, além disso existem outros cuidados fundamentais que envolvem lavagem diária, hidratação e outras ações simples. Tomando esses pequenos cuidados, você vai ver a diferença na saúde e na beleza dos fios.

Cuide antes de ir à praia

Muitas pessoas que não moram no litoral costumam se preparar para a praia um tempo antes da viagem, o que ajuda a organizar um cronograma capilar. Existem cronogramas para todos os tipos de cabelo, mas como os cabelos crespos e cacheados precisam de uma atenção maior, por conterem o formato espiral, a aplicação de óleos e a hidratação se torna ainda mais necessária nesse período e contar com um cronograma ajudará ainda mais!

Não tenha medo de soltar seu cabelo e se prepare para realizar lavagens intensas durante 4 semanas, intercalando os dias de lavagem, nutrição e hidratação. Com o tempo e a chegada dos dias de praia, você vai perceber a diferença de seu cabelo que estará reconstituído e nutrido para aguentar as altas temperaturas e a água do mar.

Use produtos recomendados para seu tipo de cabelo

Para que você consiga manter seus fios hidratados, além desse cuidado que pode ter antes de ir à praia, não se esqueça de manter uma rotina enquanto estiver lá, uma vez que seu cabelo vai precisar ainda mais de sua ajuda.

Quando for escolher os produtos para seu cabelo, leia o rótulo e entenda para quais cabelos ele é indicado, assim você evita que ele resseque ou fique desnutrido. Dos shampoos, aos condicionadores e cremes, cada um tem uma utilidade diferente, opte por aqueles que contam com proteção contra o sol.

Outra dica importante é que, depois de mergulhar no mar, ou apenas terem contato prolongado sobre o sol, você lave seus cabelos em água morna.

Seque naturalmente

Evite usar toalha e secadores de cabelo, opte por secá-lo naturalmente, assim, os fios manterão o formato bem praiano e você previne desgastá-los ainda mais. Uma outra dica é não pentear o cabelo molhado, pois os fios ficam mais frágeis. Se for penteá-los, espere secar e use um creme específico de pentear para te auxiliar.

Use acessórios para evitar o sol!

Os acessórios podem ser úteis para prevenir o sol e também evitar que seu cabelo molhe no mar, se você não desejar. As viseiras ou os chapéus evitam do sol entrar diretamente em contato com seu couro cabeludo – apesar das viseiras possuírem uma abertura no centro, dando espaço para a entrada de sol, ainda consegue ser um acessório interessante.

Também existem os elásticos de cabelo para não caírem diretamente na água, para garantir mais estilo no visual, aposte nas scrunchies, aqueles elásticos com tecidos super fofos. Uma outra dica é usufruir de lenços e panos que cobrem a cabeça, eles mantém o cabelo arrumado e modelado, além de privar dos raios solares e da água se você não se molhar profundamente.

Como cuidar do cabelo depois de voltar da praia?

Se você estiver viajando e está apenas de passagem pelo litoral, ao retornar para casa, retome a rotina de cuidados usando produtos de restauração capilar e outros que vão eliminar aos poucos os sais e o que ainda ficou em seu cabelo.

Assim que tiver retornado da praia, o seu cabelo estará diferente de quando você chegou, mas isso não significa que você precise exagerar nos produtos, pois isso pode deixá-lo muito oleoso ou ressecado demais.

Todo excesso faz mal, por isso entenda o seu tipo de cabelo e se adapte com os produtos que melhor cuidam de seus fios. Agora que você aprendeu essas dicas, não se esqueça de compartilhar com quem você sabe que vai precisar delas. Esperamos você no próximo post!