Como manter o bronzeado mesmo depois do verão!

Aprenda a como manter o bronzeado por muito mais tempo mesmo depois do verão

Se divertir e ter bons momentos de descanso é ideal para relaxar e espairecer a mente. São várias as opções para se divertir em dias mais quentes, seja na praia, na piscina ou no clube, o importante é aproveitar os momentos com intensidade em cada segundo.

Se você ama curtir esses momentos de lazer para garantir um bronzeado perfeito, mas sempre se frustra pois perde a cor adquirida pelo sol rapidinho, separamos algumas dicas para você acabar com esse problema de uma vez por todas e aprender a como manter o bronzeado mesmo depois do verão acabar.

Antes de mais nada, é importante entender que, quando a pele fica exposta diretamente ao sol, ocorre seu bronzeamento devido ao fato de que o calor unido aos raios solares atingem os tecidos da camada externa. Assim, o sol traz benefícios diretos à pele como com a Vitamina D, que auxilia o corpo e a saúde.

Contudo, é preciso se atentar a alguns cuidados ao tomar sol – há possibilidades de se queimar ou de não atingir o resultado de bronzeamento esperado. Isso porque o sol possui raios ultravioletas que podem causar grandes danos à pele principalmente quando a exposição é muito longa.

Se seu objetivo é manter seu bronzeado por mais tempo, a melhor coisa a se fazer é realizar esses cuidados de forma correta. Assim, sua marquinha te acompanhará por muito mais tempo. Listamos a seguir os principais cuidados para você conseguir manter o bronzeado por muito mais tempo e garantir muito mais estilo em seu dia.

Os cuidados começam antes da exposição ao sol

Muitas vezes ignorados ou feitos sem a atenção devida, os cuidados que antecedem o bronzeamento são muito importantes e têm interferência direta no resultado da corzinha. Por isso, atente-se aos cuidados com a sua pele e alimentação. Caso você já siga esses cuidados terá ótimos resultados para aproveitar o seu bronzeado impecável durante e após o verão, caso não, temos um post explicando como cuidar da pele durante o verão da melhor forma.

Cuidados com a pele

Se você não tem costume de seguir uma rotina de cuidados, a recomendação é que você se prepare de 7 a 15 dias antes da exposição. Além disso, a ideia é permanecer sempre cuidando da pele mesmo após adquirir o tom desejado. Nesse caso, você também pode adiar um pouco as esfoliações visto que elas ajudam a remover a camada bronzeada da pele.

Cuidados com a alimentação

Outro fator que também influencia grandemente os resultados na tonalidade de sua pele é a alimentação, por isso é importante manter uma alimentação saudável ao passo em que ela traz ao organismo vitaminas e nutrientes necessários para todo o corpo. Procure consumir alimentos com altos valores de vitamina C e carotenos que auxiliam na pigmentação da pele.

E existem muitas frutas e verduras, tais como cenoura, pepino, tomate e espinafre, que possuem essas substâncias em abundância. Além disso, esses alimentos ajudam a elevar sua saúde ao passo que trazem benefícios a outras partes do corpo também.

Use filtro solar sempre

É falsa a ideia de que tomar sol sem proteção facilita o bronzeado na pele, muito pelo contrário, o que ocorre, na verdade, é que a pele sofrerá queimaduras de 1° grau e logo começará a se descascar. Assim, todo o seu bronzeado será descascado junto àquela camada de pele que foi danificada.

O fator de proteção solar (FPS) e o tipo de filtro solar dependerá de seu tipo de pele, uma vez que, usando os produtos adequados, você consegue se proteger melhor do sol e alcança seus resultados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é indispensável o uso de protetor solar com FPS 30 no mínimo, podendo aumentar de acordo com orientações de especialistas.

A melhor forma de saber qual o fator de proteção ideal para sua pele é com uma consulta a uma dermatologista. Além disso, filtros solar que possuem fator de bronzeamento junto à proteção podem ajudar a conseguir aquela corzinha tão sonhada.

Atenção aos horários

Outro ponto muito importante e que merece sua atenção é a questão dos horários em que você se expõe ao sol. Isso porque uma exposição muito prolongada aos raios solares traz vários riscos à sua saúde, como até mesmo câncer de pele. A SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta o sol como um dos fatores que podem trazer grandes riscos de desenvolvimento da doença. Assim, é importante lembrar que em dias mais quentes o tempo de exposição ao sol deve ser menor.

Os horários entre às 12h e 15h são os que mais prejudicam a pele devido ao fato de que se trata do momento em que o sol está mais acima no céu e exalando os raios ultravioletas com mais intensidade. Assim, o melhor momento do dia para pegar seu bronze é no período entre as 10h e as 12h – mesmo assim é importante manter os cuidados para evitar riscos de queimaduras. Leia nosso post sobre os melhores horários para tomar sol e entender mais a fundo do assunto.

Evitar banhos quentes

Há pessoas que adoram tomar banhos com a água em temperaturas bem elevadas. É muito bom e a gente confessa – principalmente no inverno, mas convenhamos: não há necessidade de banhos em água muito quente no verão. Em qualquer estação, os dermatologistas recomendam que a temperatura seja mais fria na medida do possível.

Isso porque banhos muitos quentes conseguem desequilibrar a pele pois alteram a barreira cutânea, uma camada de proteção da pele que impede infecções, desidratação e riscos de bactérias se proliferarem. A consequência de tudo isso é que há chances de desenvolvimento de dermatite na pele.

Outra consequência é que o bronzeado vai perdendo seus níveis pouco a pouco, pois é removido da pele junto à barreira cutânea. Por isso, se você quiser manter essa cozinha por um tempinho a mais, é essencial que você fuja da água quente. Até porque um banho frio revitaliza suas energias e aumenta a até a disposição, vai?

O que achou dessas dicas? Assine também nossa newsletter para receber nossos últimos posts e ficar sempre por dentro de dicas de moda, saúde e outros temas diversos. Muito obrigado pela leitura e até a próxima!