Praia de Ipanema: Guia Turístico sobre esse lugar incrível!

Quem é que não conhece a praia de Ipanema? Você pode até não conhecer pessoalmente esse paraíso, mas já o viu muito pelas novelas, clipes e filmes, disso não temos dúvidas!

A beleza de tirar o fôlego do mar e a extensão da orla fez do bairro carioca o mais famoso do Rio de Janeiro, tanto é que até o calçadão de Ipanema já virou estampa de roupas e biquínis.

Conheça mais sobre Ipanema: a história, pontos turísticos e muito mais aqui na Blueman. Aproveite!

História sobre Ipanema – Rio de Janeiro

praia de ipanema ao por do sol

No início, Ipanema era apenas uma região do litoral brasileiro, depois, tornou-se a Vila de Ipanema e, apenas em 1884, foi fundado o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Contudo, foi somente em 1902 que a região foi urbanizada, justamente quando uma linha de bonde foi instalada no local.

Se está buscando o que fazer no Rio de Janeiro, conhecer Ipanema precisa estar em seu roteiro!

O bairro carioca mais conhecido do país só ganhou sua fama mundial no auge da Bossa Nova, em 1962, quando a canção Garota de Ipanema foi colocada nas rádios internacionais pelo maestro Tom Jobim e pelo poetinha camarada, Vinícius de Moraes e, principalmente, após a gravação de Frank Sinatra em 1967.

Depois disso, a praia de Ipanema passou a ser ainda mais visitada por turistas, mas, há alguns anos, já era muito frequentada pela elite intelectual e cultural brasileira. Não à toa, o bairro era sinônimo de boemia e foi palco de grandes criações da Arte nacional e de importantíssimas reviravoltas em nossa cultura e sociedade.

Ipanema como musa inspiradora

Se você for de fora do Rio, pode até estar se perguntando o porquê de Ipanema ser uma verdadeira musa inspiradora para grandes artistas, como Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Com tantas belezas abrilhantando o olhar, fica difícil não se deparar com inspirações suficientes para compor as mais belas canções, melodias e poemas da língua portuguesa.

Sol, mar, corpos dourados e amor não poderiam criar outras coisas se não obras de arte belíssimas para complementar a cultura brasileira. Por isso, até hoje, Garota de Ipanema é conhecida mundialmente e celebrada no Brasil.

Curiosidades sobre Ipanema

Embora seja muito conhecida, existem muitas informações pouco exploradas sobre o bairro. Conheça as principais curiosidades sobre Ipanema, no Rio de Janeiro, e saiba mais sobre esse lugar incrível:

foto de praia de ipanema e calçadao

  • A primeira vez que uma grávida expôs a barriga de biquíni foi na praia de Ipanema em 1971, o que causou muito burburinho na época, saindo na em revistas e até mesmo em noticiários;
  • Até o século XIII, indígenas Kariané habitavam a região de Ipanema;
  • Pinheiro Machado e Edmundo Bittencourt, na época senador e diretor do Jornal Correio da Manhã respectivamente, duelaram nas areias da praia de Ipanema no início do século XX;
  • A avenida Viera Souto era mais cara e procurada do que a avenida Atlântica, em Copacabana, isso porque era na Viera Souto que os artistas encontravam-se na década de 60 e 70;
  • O calçadão de Ipanema é todo desenhado com pedras portuguesas que chamaram a atenção do mundo todo;
  • O biquíni de lacinho foi criado pela Blueman e sua primeira aparição foi, justamente, nas areias da praia de Ipanema.

Praia de Ipanema

A praia de Ipanema no Rio de Janeiro sempre foi um berço cultural, mas não podemos negar que foram também naquelas areias que muitas modas de beachwear foram lançadas, como é o caso do calcinha de biquíni de lacinho. As belezas e a badalação de Ipanema são favoráveis para que tantas criações aconteçam no local.

Inclusive, é entre a praia de Ipanema e a praia do Diabo que se localiza o Arpoador, outro ponto super conhecido e importante para o turismo carioca. Quer dicas do que fazer no Arpoador? Confira aqui na Blueman!

Calçadão de Ipanema

O calçadão de Ipanema foi construído nos anos 60 a partir do projeto do arquiteto Renato Primavera Marinho como uma maneira de celebrar 400 anos do Rio de Janeiro.

calçadao de ipanema ao por do sol

Para fazer os desenhos do calçadão, foram usada pedras portuguesas para dar forma às ondas desenhadas no chão, as mesmas pedras são usadas nas praias do Leblon, na Barra e em Copacabana, mas com desenhos distintos.

O que fazer em Ipanema?

O melhor a se fazer no local é, sem sombra de dúvidas, aproveitar a praia de Ipanema, seja para tomar um banho de mar revigorante, para praticar esportes ou apenas para admirar as belezas do lugar. Aliás, o que não faltam são esportes de praia para você curtir o melhor de Ipanema enquanto se coloca em movimento!

Além disso, em Ipanema existem muitas opções de bares e restaurantes para você aproveitar com amigos ou familiares. Não faltarão alternativas de comidas deliciosas e pessoas muito legais para conhecer na região, aproveite!

Por que Ipanema é um símbolo do Rio de Janeiro?

Tanto pela história cultural que carrega quanto pelas belezas naturais, Ipanema se tornou um símbolo do Rio de Janeiro. É impossível afirmar que conhece a cidade se não caminhar pelo calçadão de Ipanema. Justamente por reconhecer a importância do bairro e da praia de Ipanema como um ícone carioca, a Blueman decidiu produzir um guia sobre esse lugar incrível!

foto praia de ipanema vista de cima

E, para comemorar o surgimento de nossa marca há 50 anos, preparamos novas coleções lindíssimas com tudo o que é necessário para um look de praia maravilhoso e, claro, para celebrar nossa maior tendência: o biquíni de lacinho.

Gostou de nosso conteúdo? Aqui você encontra muito mais para ler sobre a Cidade Maravilhosa e tendências de moda. Ah, para ficar por dentro de tudo, que tal conhecer os melhores modelos de biquínis? Aproveite!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário