O que fazer no Rio de Janeiro? Dicas para viajantes!

O Rio de Janeiro é, sem dúvidas, umas dos destinos turísticos mais buscados no Brasil, afinal, além de ser uma cidade histórica, que já foi até capital do Brasil, também possui um litoral surpreendente e pontos turísticos belíssimos que merecem a visita de todos os viajantes que passam por lá. E, se você tem o sonho de conhecer a cidade maravilhosa e está se programando para visitá-la em breve, este post é pra você. Confira o que fazer no Rio de Janeiro com a Blueman!

O que fazer no Rio de Janeiro? Confira 10 dicas da Blueman!

Com certeza, você já ouviu falar de alguns pontos turísticos que vamos trazer aqui e é provável que até já tenha visto imagens pela televisão ou na internet. São paisagens encantadoras e que rendem lembranças e fotos maravilhosas para você guardar para o resto da vida. Portanto, se você está indo para lá em breve, anotes os lugares que você não pode deixar de conhecer!

Claro que as praias, as ilhas e as cachoeiras são locais imperdíveis para quem visita o Rio, mas a cidade maravilhosa tem outros pontos que todo turista deve conhecer quando estiver de passagem por lá. Confira!

1. Não deixe de conhecer o Corcovado e o Cristo Redentor!

Por mais óbvio que possa parecer, você não pode deixar de subir corcovado e conhecer o Cristo Redentor, a famosa estátua de 38 metros de altura do Cristo com os braços abertos, que não é apenas um cartão-postal do Rio, mas do Brasil, afinal, a escultura é conhecida por todo o mundo.

Para conhecê-lo, é preciso subir 200 degraus a 709 metros acima do nível do mar até acessar a estátua, que fica localizada no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade maravilhosa.

2. Depois do Cristo, visite o Pão de Açúcar

A 400 metros acima do nível do mar, o Pão de Açúcar é um dos pontos turísticos mais visitados no Rio de Janeiro, já que é um morro que guarda incrível beleza. Para visitá-lo é preciso pegar o bondinho, que possui a primeira parada no Morro da Urca, de onde é possível ver toda a Baía da Guanabara e a Enseada de Botafogo. Além do bondinho, também é possível acessar o Morro por meio das trilhas que levam até o local.

Depois de curtir a vista do Morro da Urca, é hora de voltar a bordo do bondinho até a última parada: o Morro do Pão de Açúcar! Estima-se que o Morro tem cerca de 600 milhões de anos e lá de cima, os viajantes têm o privilégio de ter uma vista panorâmica da Zona Sul e de Niterói. O bondinho é o único meio de se acessar o Pão de Açúcar, já que não tem trilhas que levem até o ponto mais alto.

3. Conheça a Lagoa Rodrigo de Freitas do Poema de Manual Bandeira

Bandeira eternizou a Lagoa Rodrigo de Freitas em sua poesia há muitos anos atrás, contudo, não era para menos, já que ela continua sendo um dos principais pontos turísticos da cidade. A beleza da Lagoa é constantemente explorada em cenários de novelas e filmes, já que transpassa justamente a sensação que você terá ao visitá-la.

Vale a pena separar umas horinhas para um passeio tranquilo na Lagoa. Além disso, ela fica próxima as praias mais importantes do Rio de Janeiro: Copacabana, Leblon e Ipanema.

4. Visite o Grandioso Estádio do Maracanã

Mesmo que você não seja fã de futebol, vale a pena fazer uma visita no Estádio do Maracanã, já que se trata da maior arena da América do Sul. Ele foi todo reformado e hoje possui uma estrutura incrível tanto para receber jogos de futebol quanto para outros tipos de eventos, como shows internacionais, que acontecem com certa frequência no Estádio.

Claro, se você é fã de futebol e puder assistir a um jogo durante a sua passagem pela cidade maravilhosa, é uma experiência incrível que merece entrar em seu roteiro.

5. Vá a Santa Tereza e tire a clássica foto na escadaria colorida

Santa Tereza é, sem dúvidas, um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro e é parada obrigatória para quem visita a cidade. No bairro, não deixe de conhecer a Escadaria Selarón, o Museu da Chácara do Céu e o Parque das Ruínas.

A Escadaria Selarón é obra arquitetônica de 250 degraus toda cheia de cores e que é indispensável em um registro da sua viagem. Para quem gosta de história e cultura, o bairro é um dos mais antigos, desde a época dos bondinhos, e continua preservado até os dias de hoje.

Então, não deixe de colocar Santa Tereza no seu roteiro!

6. Passeie pelo Calçadão de Copacabana e conheça a beleza dessa praia

Copacabana é, sem dúvidas, a praia mais famosa do Brasil e uma das mais famosas do mundo, ela atrai turistas de todo o mundo, em todos os meses do ano e não para menos, afinal, afinal, tem uma beleza exuberante até em seus detalhes!

Um passeio pelo calçadão, que já foi palco para tantas cenas de novelas, é uma ótima dica para sentir um pouco da atmosfera desta praia. Beber um coco gelado é muito mais relaxante e prazeroso quando se está em Copacabana, pode apostar. Aliás, este calçadão foi inspirado na Praça do Rocio que fica em Lisboa, tanto que até as pedras foram trazidas de Portugal.

Quando estiver por lá, não deixe de conferir os extremos da praia: o Mirante do Leme, do lado esquerdo, e o Forte de Copacabana, no lado direito. Por último e não menos importante, faça uma foto clássica na frente do Copacabana Palace, considerado um dos melhores hotéis do mundo!

7. Se delicie na Confeitaria Colombo

Visite mais um lugar cercado de história e de cultura gastronômica, a Confeitaria Colombo é muita famosa e fica no Centro do Rio de Janeiro. Ela foi fundada em 1894, sendo uma confeitaria repleta de história, tanto que preserva sua arquitetura clássica até os dias de hoje.

Lá, você pode pedir uma variedade de doces e salgados para se deliciar e, claro, fazer uma viagem no tempo se sentando em uma das clássicas mesas do local. Vale a pena fazer um ou mais refeições por lá!

8. Curta a vibe de Ipanema e do Arpoador

Outra praia que não pode faltar no seu roteiro de viagem é Ipanema. Não é a atoa que Vinicius de Moraes e Tom Jobim eternizaram um momento em que uma garota passeava em Ipanema, cristalizando um momento de incrível beleza.

É impossível não ficar feliz quando se está em Ipanema, uma praia com uma das paisagens mais lindas do Brasil. O pôr do sol entre o Morro dos Dois Irmãos é um espetáculo a parte que é comtemplado apenas por quem fica na praia até anoitecer.

No lado esquerdo da praia fica o Arpoador, que é outro local onde várias pessoas se reúnem para assistir o espetáculo do pôr do sol, tanto que todo mundo aplaude o fenômeno!

9. Dê um pulo no Jardim Botânico

Para dar uma diversifica nos passeios que estará fazendo, o Jardim Botânico também é um lugar que vale a pena conhecer. Afinal, o Rio é uma cidade que tem atrações para todos os gostos e este jardim é um lugar onde você pode encontrar paz e sossego ainda mais se você tiver com a família.

Vale a pena tirar algumas horas para explorar o jardim, que possui uma variedade enorme de árvores e plantas, além de recantos deliciosos para se conhecer, como a Cascata, o Jardim Sensorial, o Lago da Vitória Régia, a Gruta, o Jardim Mexicano e o Jardim Japonês.

A Aleia das Palmeiras é a principal do parque e conta com cerca de 134 palmeiras-imperais com altura média de 30 metros que são cultivadas desde o ano de 1842.

10. Conheça também o Parque Lage

Caso você decida visitar o Jardim Botânico, outro local que vale uma visita é o Parque Lage, que fica no Parque Nacional da Tijuca.

Este parque também tem muita história para contar, afinal, o local já foi um Engenho de Açúcar, até que passou por diversos proprietários que transformaram o Lage com a criação de vários jardins e construções de uma réplica de um “Palazzo Romano” e do famoso casarão.

Os jardins se tornaram até uma espécie de parque de diversões, onde é possível visitar um aquário e andar dentro de cavernas artificiais, que tornam a experiência única. Para quem tem filhos, é uma ótima opção, já que as crianças adoram.

E aí, gostou das dicas da Blueman para conhecer o Rio de Janeiro em sua mais pura essência? Espero que aproveite a nossa lista para programar a sua viagem para esta cidade, que é uma das mais importantes do nosso país!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário