12 opções de esporte de praia para você praticar!

Nada como pegar uma praia no final de semana para descontrair e descansar, não é mesmo? E há quem busque por mais: aproveitar os momentos no litoral para fazer exercícios, usufruindo da prática de esporte de praia.

Também convenhamos, não há nada mais gostoso do que aproveitar as sensações que só uma praia proporciona: a brisa, o mar, a areia… e unir tudo isso com a prática de atividade física, que faz tão bem para a saúde do corpo e da mente.

Mas quais atividades esportivas se praticam na praia ou no mar? Vem com a gente porque nós separamos uma lista com 12 esportes de praia para você praticar.

Esporte de praia: conheça os benefícios!

Muitas pessoas perguntam o porquê de esportes de areia serem um sucesso. A resposta está nos benefícios para o corpo e mente que essa prática de atividade traz para o nosso dia a dia, quebrando a rotina. Veja a seguir alguns benefícios da prática de esportes na areia:

Queima de calorias

Esportes de praia movimentam todo o corpo e a própria areia ou pressão da água exige mais força dos músculos, gerando assim um maior gasto calórico. Além, é claro, do aumento dos níveis de vitamina D, responsável pelo fortalecimento dos ossos e por dar mais disposição e energia para o corpo.

Fortalece os músculos

Quem faz exercícios na areia aumenta o desempenho e desenvolve a musculatura, já que se trata de um terreno irregular e o atrito gera maior trabalho muscular, aumentando a força e a potência dos músculos.

Combate o colesterol e é bom para o coração

Esportes praticados na praia tendem a movimentar o corpo por inteiro, intensamente. Isso faz com que o corpo ative mais a circulação sanguínea, de forma mais rápida. E justamente por queimar mais calorias, auxilia na eliminação de gorduras ruins do corpo.

Diminui níveis de estresse, tensão e depressão

Existem diversos estudos sobre como exercícios ao ar livre trazem mais resultados, principalmente pelo fato de estar em contato com a natureza. Estar na praia, ouvir o barulho do mar… parece ser o ambiente ideal para sentir boas sensações e se desligar da rotina caótica das cidades, não é mesmo?

Esportes praticados na praia e no mar

Se engana quem acha que só grandes atletas podem praticar atividade física na praia. Ainda bem que não faltam opções, seja para quem pratica esportes há mais tempo ou para quem deseja começar agora uma vida esportiva. Confira a seguir as dicas de esporte de praia para você se movimentar e se divertir.

1 – Beach Tenis

O beach tenis é uma adaptação do tênis de quadra para a praia, que exige movimentos rápidos e ajuda a desenvolver a tomada de decisão, já que o jogo demanda bastante agilidade.

2 – Frescobol

Assim como o beach tenis, é uma atividade completa, que envolve todos os grupos de músculos do corpo. O objetivo principal deste jogo de praia é manter a bolinha no ar, independente da quantidade de movimentos que for necessário fazer. Por isso, não é um jogo com adversários, é um jogo coletivo onde um depende do outro para o game fluir.

3 – Canoagem

Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e ajuda a estabilizar e fortalecer o tronco muscular, melhorando a postura. Não gera impacto, já que quem pratica permanece sentado. Apenas tome cuidado se o mar estiver com ondas mais fortes, para evitar acidentes.

4 – Futebol ou Vôlei de Areia

Com certeza os esportes de praia mais populares, o futebol e vôlei de areia são esportes coletivos e que promovem melhorias na coordenação motora e espacial. Dentro da modalidade de futebol de areia ainda temos o famoso futevôlei, uma junção dos dois esportes e que demanda muita habilidade de quem pratica. É diversão na certa!

5 – Corrida ou Caminhada

A clássica corrida ou caminhada na praia são esportes que parecem simples, mas que exigem tanto quanto outros esportes. Pelo fato da areia não ser um terreno uniforme, é preciso tomar cuidado com o jeito da pisada para evitar lesões. Nossa dica é aproveitar a brisa do mar e, sempre que der, molhar as pernas até os joelhos e só então voltar a correr, é uma delícia!

6 – Bodyboarding

Porta de entrada para os esportes com prancha no mar. É o esporte em que o praticante desce a onda deitado ou de joelhos, tendo como auxílio os pés de pato, que servem de apoio na execução das manobras.

7 – Surf

O surf promove a capacidade de equilíbrio e de realizar manobras, já que nesta prática a pessoa precisa ficar em pé sobre a prancha. Além disso, melhora a respiração e capacidade respiratória. Quer adrenalina? É só lembrar das aventuras do Gabriel Medina nas ondas quilométricas.

8 – Windsurf

Esporte praticado em uma prancha com vela, que é movida de acordo com a velocidade do vento e das ondas. Trabalha a parte inferior da coluna, os antebraços e músculos das pernas. Alta adrenalina!

9 – Natação

A natação também envolve todo o corpo na hora da prática, envolvendo musculaturas e vias respiratórias. A água do mar é conhecida por suas propriedades antidepressivas e que ajudam inclusive a melhorar o humor. Se você sabe nadar, vale a pena experimentar essa sensação.

10 – Slackline

Essa atividade tem sido cada vez mais comuns nos litorais do Brasil e tem muitos benefícios. Como o fundamento principal da prática é se equilibrar sob uma fita, é natural que um dos principais benefícios seja o equilíbrio. Além disso, quem pratica consegue melhorar a concentração e o foco, além de corrigir a postura e aumentar a força corporal.

11 – Stand-up Paddle:

Essa atividade consiste em manter-se em equilíbrio em cima de uma prancha e navegar com o auxílio de um remo. É uma ótima atividade para pessoas que não podem sofrer impactos nas articulações, além de também ser ótima para melhorar a postura e aumentar a consciência corporal.

12 – Frisbee

O esporte consiste no arremessar de um disco, que pode ser de vários tamanhos e pesos. Esse esporte exige bastante dos membros inferiores (pés, pernas e glúteos) por conta da movimentação na areia e dos membros superiores (braços e ombros), que são trabalhados no lançamento do disco.

Ah e se você está com crianças e quer ajudá-las a se divertir, sem arriscar colocá-las em algum esporte, separamos uma lista de brincadeiras para praia, que vai fazer a molecada se movimentar também, não deixe de conferir.

Cuidados ao praticar esportes de areia

Toda prática de exercícios demanda atenção para que tudo corra bem, afinal ninguém quer começar se exercitar e não conseguir continuar porque se machucou. Na praia não seria diferente, então se prepare para o esporte que você escolheu, mas se liga nessas dicas para não fazer feio na praia e ficar em dia com sua saúde:

  • Use protetor solar e evite ficar no sol em horários críticos;
  • Não deixe de se hidratar: beba água e se molhe de vez em quando também;
  • Use roupas leves para fazer exercícios, ainda mais sob o sol;
  • Faça refeições equilibradas – entenda por que manter uma alimentação saudável em nosso post sobre o assunto;
  • Respeite o limite do seu corpo: pegue leve e comece aos poucos.

E aí, partiu pegar uma praia e se divertir praticando atividade física? Cuide da sua saúde e bora aproveitar os dias lindos e ensolarados que uma boa praia pode oferecer. A gente fica por aqui, até o próximo post!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário