Ilhas do Rio de Janeiro e programa de proteção ambiental

Ilhas do Rio de Janeiro com programa de proteção ambiental

As praias costumam ser um lugar calmo e que transmitem muita paz e serenidade às pessoas que a frequentam, mas, em determinadas épocas do ano, esses paraísos naturais costumam ser muito cheios e movimentados, o que faz com que esses locais não sejam ideais para quando você está procurando paz e espaço para espairecer.

Com isso, um dos melhores lugares para conseguir ótimos momentos de tranquilidade e curtir suas férias na praia são as ilhas do Rio de Janeiro, sendo que muitas são áreas de proteção ambiental. Por lá, você tem acesso a várias praias que permitem a você se desligar da correria do cotidiano e dar uma pausa e focar em seu tempo de descanso.

São muitas opções para visitar na Cidade Maravilhosa que contam com a preservação da fauna e da flora. Se você quer relaxar de verdade e conhecer esses lindos lugares intactos pela expansão urbana, continue sua leitura para mergulhar nas lindas águas preservadas na região do Rio.

O que é um espaço de proteção ambiental?

Todo espaço natural que tem grande valor para humanidade merece preservação de sua fauna e flora. Existem vários locais protegidos espalhados por todo o Brasil. São espaços protegidos por lei com intuito de cuidar do ambiente e fazer com que sua preservação seja sempre mantida, tendo em vista a conservação de todos os componentes naturais.

Os recursos de preservação são utilizados de forma sustentável com o objetivo de maximizar os cuidados e manter a localização o mais preservada possível. E são várias as formas com que isso é feito: a poluição destes ambientes é estritamente proibida, a fauna e a flora também são preservadas com alto controle e, em alguns lugares, até mesmo a quantidade de entrada de turistas permitida é minimizada.

Quais as melhores ilhas para frequentar no Rio?

O Rio de Janeiro possui inúmeras ilhas, praias e locais para serem visitados. Talvez daí venha o termo Cidade Maravilhosa – são tantos os locais maravilhosos que o Rio tem para se conhecer que faz com que a cidade faça jus ao título recebido. Aproveite a praia e o sol nessas lindas ilhas – é importante não se esquecer de usar filtro solar para não sofrer com insolação, e aproveitar esse momento desfrutando de seu melhor.

Ilhas Cagarras

As Ilhas Cagarras compõem um lindo arquipélago carioca que recebe proteção de conservação desde 2010. É um lindo lugar para se visitar e conhecer, pois conta com as melhores paisagens e vistas que permitem fugir da correria da cidade. Os passeios realizados por lá podem ser feitos de diversas formas, tais como de iate, lanchas, veleiros, escuna ou traineira.

ilhas do rio. cagarras praia

A natureza oferece momentos de lazer que podem ser apreciados desde os primeiros passeios. Por lá, é possível avistar diversos outros pontos turísticos que o Rio de Janeiro oferece. Por se tratar de um ambiente protegido, é importante colaborar sem jogar lixo no mar.

As Ilhas Cagarras compõem também o Monumento Natural das ilhas Cagarras que contempla várias outras ilhas ao seu redor, o que permite que você conheça as outras ilhas que fazem parte desse projeto, são elas: a ilha Comprida e das Palmas, a ilha Redonda e sua ilha Filhote e a ilha filhote da própria ilha Cagarras.

Ilha Grande

Outro lindo lugar para se visitar pela região carioca são as praias da Ilha Grande. O ambiente recebe proteção pela ONG do Comitê de Defesa da Ilha Grande (CODIG) e é uma Área de Proteção Ambiental dos Tamoios ( APA dos TAMOIOS) que mantém o ambiente organizado, cuidado e bem preservado.

ilhas do rio. ilha grande praia feiticeira

Na ilha grande, você pode conhecer várias praias que te ajudam a desfrutar da natureza, são elas: a Praia de Lopes Mendes, a Praia de Caxadaço, Praia do Parnaioca, Praia do Aventureiro, Praia dos Meros e muitas outras. São mais de 100 opções de praias na Ilha Grande que irão te encantar por sua preservação, como na areia limpa e na água transparente.

Praias Preservadas

Além de ilhas preservadas, existem ilhas situadas na região carioca que também são preservadas e são ótimas opções para passeios relaxantes e fugir da rotina cansativa do cotidiano. Conheça as lindas praias encontradas na região:

Praia do Farol – Arraial do Cabo

Uma linda praia para relaxar e passar momentos especiais, a Praia do Farol é considerada como uma das mais lindas do Brasil. Com ótimas paisagens a serem conhecidas, com areia macia e clara e águas tão claras que permitem ver através delas, permite magníficos mergulhos, o que fez a região ser conhecida como a Capital dos Mergulhos no Brasil.

Contudo, toda essa beleza precisa ser cuidada, por isso, para chegar até a praia só é permitido o uso de barcos autorizados vindos da Praia dos Anjos. Além disso, os visitantes só podem permanecer na praia por uma hora no máximo; e tudo isso é controlado pela Marinha para que o local nunca perca sua preservação.

Praia de Antigos e Antiguinhos – Paraty

Outra linda região para aproveitar todas as energias trazidas por uma praia preservada é a Praia de Antigos e Antiguinhos. O acesso por lá também é apenas por meio de barcos desde Laranjeiras. Caso você queira pegar uma trilha, também é uma opção, vindo desde a Praia do Sono.

Enquanto estiver por lá, você pode aproveitar as vistas das montanhas, a água quentinha do mar e a água doce de pequenos riachos encontrados em terra firme. O lugar também oferece ótimas ondas para os amantes de surf e é um ótimo lugar para ficar. É importante se atentar que, por lá, não é possível fazer fogueiras, nem acampar tendo em vista que se trata de um lugar preservado.

Todas as ilhas e praias que citamos aqui são ótimos lugares para os apaixonados pela natureza desfrutarem de um espaço distante da multidão da cidade. O ar limpo e cheiro de natureza irão renovar seu corpo e revigorar todas as suas energias. Não se esqueça que lixo na praia é proibido, então desfrute dessas belezas naturais sem sujeira e poluição.

O que achou desse post? Assine nossa newsletter para receber nossos posts com vários temas, como moda, saúde e estilo de vida. Muito obrigado por ler até aqui e nos vemos no próximo post. Até lá!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário