Qual a importância de manter uma alimentação saudável?

Qual a importância de uma alimentação saudável? Entenda!

A alimentação saudável é um estilo de vida que auxilia no condicionamento físico, mental, no combate e na prevenção de doenças, infecções, entre outros aspectos da saúde. Isso se dá porque vários dos alimentos saudáveis proporcionam uma melhora no sistema imunológico levando a um maior bem-estar e diminuindo as chances de contrair novas doenças.

Vale lembrar que apenas se alimentar saudável não vai curar ou prevenir doenças de uma vez sem ajuda de outras ações – é preciso também manter uma boa prática de atividades físicas, atualizar com frequência seus exames e conhecer como funciona seu organismo – com essa parte, a Blueman te ajuda!

Como funciona o organismo?

Para conseguir comer numa alimentação com algumas restrições focadas em saúde, é preciso saber como funciona seu organismo. Quando encontramos alimentos que nos ajudam no dia a dia, algumas lacunas ficam em aberto, pois o organismo de cada pessoa funciona diferente. A dica é procurar um nutricionista antes de começar qualquer mudança para te orientar!

É necessário equilibrar a quantidade de calorias que você consome com a energia gasta durante o dia. Assim, em cada refeição, consuma alimentos que contenham a quantidade certa de vitaminas necessárias para seu desenvolvimento.

Alguns alimentos podem te fazer mal logo depois que você os consome, outros demoram mais um pouco para fazer esse efeito, porém só com esses testes é possível entender de onde está vindo esse mal estar.

Saiba quais alimentos conseguem te fornecer uma melhor digestão, quais você gosta e não gosta, pegue uma lista e anote todas as opções, conversando sempre com o profissional de saúde que te acompanha. Essa lista vai te dar uma abrangência maior sobre as opções disponíveis e te mostrar como reinventar o preparo fica divertido sem perder o sabor.

Alimentos saudáveis são mais gostosos!

Já não é novidade para ninguém de que os alimentos processados não contribuem em nada para uma vida saudável, pois não há derivação direta de algum alimento natural, ou seja, seu formato não mantém as características que a natureza criou e eles não oferecem nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa. Tudo isso é alterado com processamento de vários outros produtos, para conservar, produzir em maior escala e em muitas vezes deixar ele mais acessível.

Essa praticidade de se alimentar com produtos processados é uma realidade de milhares de pessoas no Brasil e no mundo, pois a correria do dia a dia não ajuda muito na organização. Por essa razão pode parecer impossível começar uma rotina diferente.

Mas espera aí, se você acha que se alimentar saudável é difícil, fique tranquilo, pois é mais fácil do que você imagina. O leque de opções que está presente nos diversos tipos de comida no Brasil é gigante, o que facilita na hora de montar um prato. Para começar uma refeição de qualidade, é também preciso organizar o tempo que você for preparar.

Se o tempo é escasso, o recomendável é pegar um dia da semana para preparar marmitas para comer em dias diferentes. Com essa técnica você economiza tempo e consegue se alimentar bem. Conheça uma lista de orientações saudáveis que podem seguir sua nova dieta sem demandar muito esforço.

Frutas

As frutas são primordiais na alimentação, pois são de fácil acesso, existem de tipos variados para cada estilo de pessoa e ainda conseguem ser mais práticas de transportar. Muito consumidas durante o dia, café da manhã, após o almoço, durante a tarde e à noite. Frutas são saborosas, eliminam toxinas, hidratam, previnem complicações e ainda podem se tornar um lanchinho mais que nutritivo.

Dois recipientes em formato de coração com fruta picadas

Mas eles não se limitam nisso, também podem te acompanhar tranquilamente em uma viagem, um passeio no parque e até para levar em um dia na praia. É recomendado comer frutas e vegetais pelo menos 5 vezes no dia, com isso o corpo vai se acostumando e você vai ver mais resultados até na disposição.

Diminua o sal e o açúcar

Esses dois poderosos em dar um toque extra em vários alimentos podem ocasionar alguns problemas também, como pressão alta, diabetes, entre outras várias complicações. Você sabia que a quantidade adequada de sal que uma pessoa deve ingerir por dia é 5g?

Montinho de sal

Pois é, e essa meta é fácil de ser alcançada. Uma vez que usamos o sal e os açucares para aguçar o sabor dos alimentos e dar um tempero a mais, é possível utilizar-se de ervas e temperos naturais para agregar em sua comida. Assim o consumo deles diminui e você saboreia melhor seus alimentos da forma que são, cada um com seu sabor variado.

Isso também não quer dizer que você precisa abolir os açucares e sais da sua vida, pelo contrário, o que acontece é a necessidade de uma diminuição deles.

Modere nas gorduras e nos óleos

Alimentos muito gordurosos são ricos em calorias e são prejudiciais a saúde. O consumo em excesso das gorduras e óleos dificulta um estilo de vida mais saudável. No geral, facilita em alguns momentos na prática, porém só para consumir ou fazer, porque por dentro do organismo só complica.

Vários hambúrgueres

Se muitos alimentos gordurosos começam a aparecer repentinas vezes em sua rotina, já está na hora de se preocupar com sua saúde e dos que estão a volta para conscientizar a não fazerem o mesmo – esse excesso pode afetar a pressão, os níveis de colesterol ruins e outros pontos.

Hidratação

A hidratação é importante para fluir no organismo da forma mais natural possível. É surpreendente como matar a sede é tão satisfatório, isso porque quando nosso corpo está hidratado ele consegue funcionar com tranquilidade e o desempenho dos órgãos é muito maior. Hidratar-se é garantir disposição e um estilo de vida mais saudável.

Mulher na praia bebendo água em garrafa azul

Como por tudo isso em prática?

Escolha um dia tranquilo e com calma para conseguir organizar numa lista o que você vai mudar nas refeições e como você vai encaixar no seu dia a dia. Por exemplo, você pode usar uma tabela em branco e ir colocando as refeições de cada dia. A orientação é inovar em cada prato e ir desenvolvendo uma rotina aos poucos, com a quantidade exata do que você precisa de acordo com as orientações do seu nutricionista.

Variedade de alimentos saudáveis sobre mesa

Procure sempre um profissional da saúde que entenda seu momento e como ele pode te ajudar a começar uma alimentação saudável, afinal, ela vai influenciar bastante em como você aproveita os dias de sol e os rolês.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, não deixe de acompanhar nossas postagens semanais! Até a próxima!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário