Conheça escolas de surf – Arpoador, Rio de Janeiro!

O Arpoador é um dos pontos mais visitados na zona sul do Rio de Janeiro, seja por sua paisagem incrível ou pela quantidade de escolinhas de surfe que se encontram na região.

A verdade é que em toda praia carioca você encontrará surfistas, mas poucas são tão boas para aprender a surfar como a Praia do Arpoador.

Se você está pensando em começar a surfar ou matricular alguém em uma escola de surfe no Rio de Janeiro, esse post é perfeito para te inspirar a encontrar o local ideal. Aproveite também para conhecer outros esportes de praia para praticar!

Por que começar a surfar na Praia do Arpoador?

A Praia do Arpoador é conhecida como uma das pioneiras no surfe carioca e, até hoje, é um ponto super movimentado no Rio, tanto por surfistas e banhistas quanto por contempladores de um dos cartões-postais mais importantes com um pôr-do-sol de tirar o fôlego.

mulher segurando prancha usando john maio e praia do arpoador

A principal razão que para começar a surfar no Arpoador é que as ondas são menores e isso é ótimo para os surfistas novatos, é normal que muitas crianças aprendam a surfar no local.

Embora não seja um mar super calmo, o que também seria terrível para o esporte, as ondas não atingem alturas que exigem um alto profissionalismo.

Ah, e não se preocupe com essa história do mar não ser pura tranquilidade, afinal, um mar calmo nunca fez bom marinheiro nem menos ainda bons surfistas, né não? Assim como em muitas outras praias do Rio de Janeiro, o que não faltam são escolas de surfe para os iniciantes.

Principais escolas de surfe no Arpoador

O famoso Arpex fica ao lado esquerdo da Praia de Ipanema e recebe um grande fluxo de crianças, jovens e adultos à procura de uma boa escola de surfe que, por sinal, não faltam por lá.

mulher dentro da agua do mar em cima de prancha

O surfe é um dos esportes mais ecléticos e democráticos, qualquer pessoa pode aprender a surfar. O importante é ter um bom instrutor e estar seguro, por isso, as escolinhas são essenciais. Confira as principais:

Mandala Rio Surf School: uma das escolas de surfe mais famosas do Rio de Janeiro se localiza justamente no Arpoador e oferece aulas particulares ou em grupo a qualquer horário do dia;

Escola de Surf Ipanema: com aulas de surfe todos os dias a partir das 7 horas no Arpoador, a escola do Paulo Dolabella é muito conhecida pela qualidade e simpatia do professor que tem 25 anos de experiência ensinando muita gente a pegar onda;

Surf Rio: com aulas de surfe e stand up padle, a Surf Rio garante ensinar a surfar do zero com aulas 100% práticas, para você começar a surfar no primeiro dia;

Escola de Surf Arpoador: com mais de 10 anos de história, ensinam a arte do surf, incluindo habilidades técnicas, consciência do oceano e como se manter seguro na praia.

Team Bispo: escola de Marcelo Bispo, surfista profissional há 12 anos e instrutor há 13, e de Carol Bispo, que auxilia nas aulas com muita prudência e experiência, tem se tornado cada vez mais afamada por ensinar a praticar esse esporte maravilhoso.

Quais roupas utilizar para surfar no Arpoador?

E aí, deu vontade de cair no mar com uma prancha, não é? Já marcou sua primeira aula? Lembre-se de usar roupas apropriadas para praticar o esporte, hein!

No Arpoador ou em qualquer outra praia, não dá para se jogar no mar com qualquer roupa. Então aproveite para adquirir roupas de banho de qualidade para curtir o melhor que esse esporte tem a oferecer.

Para os homens, sungas confortáveis não podem faltar, mas, se preferir e ficar ainda mais confortável, as bermudas são ótimas alternativas.

mulher usando biquini de amarracao branco segurando prancha rosa

Ah, e para as mulheres tem uma curiosidade muito interessante! Foi lá que o biquíni foi usado pela primeira vez no Brasil, acredita? A atriz alemã Miriam Etz, em 1948, reagiu e vestiu um belo biquíni na Praia do Arpoador. Hoje em dia, além dos biquínis, existem outras opções como os maiôs, considerados mais confortáveis por muitas mulheres.

O que importa, de verdade, é você se sentir muito à vontade e se jogar por inteiro no surfe sem abrir mão do cuidado!

Outros esportes para praticar na Praia do Arpoador

Gostou da ideia do surfe, mas também quer praticar outros esportes na praia? Existem muitas alternativas de treinos na areia e o Arpoador pode ser a praia perfeita para isso!

A boa e velha caminhada/corrida é a mais comum, até porque é de graça, mas não faltam professores para dar circuitos de treinos funcionais na areia para você liberar muita endorfina. Além disso, instrutores de yoga e pilates também estão por lá!

Outros esportes muito praticados são aqueles em companhia de uma bola e vários amigos, como vôlei de praia, futevôlei, altinha, frescobol e tantas outras opções que podem ser facilmente inseridas em sua rotina depois de pagar umas ondas. Quer coisa melhor que essa? Não precisa nem se preocupar com a roupa que veste, uma bermuda ou um biquíni já são suficientes.

E aí, tá animada para conhecer melhor o Arpoador e, quem sabe, começar a surfar? Conte sua experiência para nós depois, fechou?

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário