Praias do Rio de Janeiro: conheça as 18 mais admiradas e bonitas!

Quando falamos do Rio de Janeiro, é comum vir à mente a Cidade Maravilhosa, não é? Copacabana, Ipanema, o Pão de Açúcar… A beleza desses lugares é inegável mesmo, mas uma das coisas que mais atrai turistas e os próprios cariocas são as praias do Rio de Janeiro espalhadas ao redor de todo o estado.

Em nosso Rio, estão localizadas praias lindas, paradisíacas ou mais badaladas, que encantam pelas paisagens belíssimas para tirar aquelas fotos lindas na praia, estrear a roupa de praia recém comprada e aproveitar com os amigos, família, com o mozão ou sozinha(o) mesmo.

Como uma marca profundamente apaixonada por sol, calor e mar, a Blueman fez um compilado de praias do RJ para reafirmar que a beleza daqui está por toda a parte. Já abra o bloco de notas, prepare a caneta e anote as opções para fazer na próxima viagem do fim de semana ou feriadão.

Bora lá?

18 praias do Rio de Janeiro para você conhecer e amar

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça… A garota de Ipanema? Não, o Rio de Janeiro! Estado repleto de belezas naturais, grupos sociais diversos, um dos mais desejados pelos turistas estrangeiros. E não seria diferente, já que só as praias já ganham o coração de todos.

Bem, para se aventurar pelas areias desse litoral, é preciso saber algumas coisas antes. Por exemplo, esse litoral é dividido entre a capital do Rio, o litoral norte ou Costa do Sol e o litoral sul ou Costa Verde. Nessas regiões, há praias incríveis, às vezes, bem frequentadas e cheias, outras nem tanto, sendo mais paradisíacas e ideais para quem gosta de água salgada e sossego.

Assim, mostraremos as praias que elegemos serem as mais belas e as que recebem grande atenção dos turistas e moradores.

1. Praia do Forno

A praia do Forno fica no município de Arraial do Cabo, na região litorânea da Costa do Sol. Apesar de não ser tão vazia, o seu visual paradisíaco continua, com águas cristalinas, areia branca e uma paisagem de tirar o fôlego, ela é um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro. Seu acesso se dá pela Praia dos Anjos por uma trilha curtinha e tranquila.

Imagem da praia do forno vista de cima

2. Praia do Farol

Também localizada no Arraial do Cabo, a Praia do Farol é uma das mais lindas do Brasil, tornando-se o símbolo do que é paradisíaco. Assim como a anterior, o acesso é pela Praia dos Anjos, mas de barco.

Por suas águas cristalinas e natureza quase intocada, o mar é quase como uma piscina natural, que dá para ver os peixes. Ela é vigiada e o acesso é permitido pela Marinha, mas por 60 minutos no máximo, ajudando na sua preservação.

Imagem da praia do farol

O ideal, então, é criar a oportunidade e aproveitar o possível do tempo e tirar umas fotos bem bonitas, além de respirar o ar fresco e curtir a água.

3. Pontal do Atalaia

Nem precisamos dizer, novamente, que Arraial do Cabo é bem rico em quesitos de praia bonita, não é? As prainhas localizadas no Pontal do Atalaia são bem famosas. Para acessá-las, há uma pequena trilha de terra dentro do condomínio com o mesmo nome e, depois, basta descer a escadaria.

Imagem da praia Pontal do Atalaia

4. Praia Brava

A Praia Brava de Arraial do Cabo é bem paradisíaca e escondida. Por ser bem pequena, quando a maré está alta, ela pode desaparecer. É importante, quando for visitá-la, verificar como está a altura da maré, assim não há risco da viagem ser perdida.

Imagem da praia Brava no Rio de Janeiro

5. Praia da Azeda e praia da Azedinha

Nessas praias de Búzios, o mar é tranquilo e de águas límpidas que parecem as praias paradisíacas do Nordeste.

Imagem da praia da Azedinha

O melhor de tudo é que elas ficam perto do centro, então são de fácil acesso, que se dá pela Orla Bardot, depois pela caminhada pela Praia dos Ossos até chegar à escada que leva até ela. Já no caso da Azedinha, basta caminhar por meia hora, saindo da Rua das Pedras. Vale dizer que elas são bem visitadas, principalmente na alta temporada.

6. Ferradurinha

Em Búzios, há muitas outras joias litorâneas escondidas que se tornam ideais para quem ama uma paisagem de tirar o fôlego. Pode se dizer que a praia de Ferradurinha também fica mais escondida, seu acesso é por caminhada, carro não dá. Ela tem lindas pedras para tirar aquelas fotos bem bonitas e uma água bem tranquila e límpida.

Imagem da praia Ferradurinha

7. Praia do Sono

Paraty é uma cidade histórica do estado do Rio de Janeiro, mas, por suas antiguidades, não quer dizer que ela não tenha belezas além para admirar, sabia? Essa praia pode ser acessada por caminhada por uma trilha média, ou por barco. Ambas as viagens são recompensadas por uma faixa de areia bem branca e uma vista incrível.

Imagem da praia do Sono no Rio de Janeiro

8. Cachadaço

Paraty e Trindade compartilham a famosa praia de Cachadaço. Cheia de piscinas naturais, é um lugar para quem ama estar em contato com a natureza de modo mais intenso. Assim como na praia anterior, para acessá-la se pode usar barcos ou percorrer uma trilha, que sai da Praia do Meio.

Imagem da praia do Cachadaço no Rio de Janeiro

Apesar disso, é tanta gente que visita que essas piscinas já não estão ficando tão limpas quanto eram, então há estudos sobre controle de pessoas sendo feitos para preservá-la.

9. Praia Vermelha

Paraty também tem outra beleza, a Praia Vermelha, cujo acesso se dá por meio de passeio de barco, que é bem rápido, então é preciso aproveitar bem. Ela tem alguns quiosques para quem deseja aproveitar a infraestrutura enquanto observa a vista linda.

Imagem da praia Vermelha em Paraty

10. Lopes Mendes

A praia de Lopes Mendes, da Ilha Grande, já entrou no ranking como uma das mais bonitas do mundo e aparece entre as melhores do estado. Com areia bem branca, distribuída em uma longa faixa, água bem cristalina, ela faz jus às posições nos rankings.

Imagem da praia de Lopes Mendes no Rio de Janeiro

O acesso pode ser feito de barco e, depois, por uma pequena trilha ou, para os mais aventureiros, há uma longa trilha de mais ou menos 3 horas de percurso entre subidas e descidas. Precisa estar bem preparado(a), viu?

11. Praia dos Meros

Também localizado em Ilha Grande, essa praia é bem isolada. Assim como todas as outras praias que mostramos aqui, ela é com água super cristalina e calma, tanto que parece uma piscina natural bem grande. É mais comum que as pessoas cheguem até ela de lancha.

12. Dois Rios

Quer uma praia deserta e com cara de paraíso? Então, essa é a escolha certa. O nome, literalmente, faz sentido, já que ela é cercada por rios. O melhor de tudo é que há um peso histórico, Graciliano Ramos ficou preso em Cândido Mendes, que, hoje, está em ruínas.

Imagem praia de Dois Rios no Rio de Janeiro

13. Praia do Aventureiro

Quem nunca viu em algum cartão postal ou foto de paisagem um coqueiro deitado? Bem, esse coqueiro é da praia do Aventureiro. Isolada, com águas clarinhas, pedras distribuídas pela faixa de areia e cheia de natureza, os viajantes gostam muito de visitá-la, mas essa visita é feita de barco e a parada é bem rápida. Então, celulares e câmeras na mão e bora tirar muitas fotos!

Imagem da praia do Aventureiro no Rio de Janeiro

14. Praia das Conchas e Praia do Peró

As praias estão lado a lado e, pelo formato de ambas as faixas de areia, elas acabam formando um coração. A de Peró costuma ser a mais procurada pelos surfistas, já que ela tem ondas bem bacanas. Já a das Conchas é calma, ideal para famílias que procuram sossego. Quem deseja registrar seus formatos deve subir o morro que tem lá para tirar uma boa foto.

Imagem da praia da Conchas no Rio de Janeiro

15. Praia do Forte

Essa praia é bem movimentada, mas, ainda sim, tem águas azuis bem claras e transparentes. Como fica em uma região urbana, a estrutura ao redor dela é boa, ideal para famílias.

Imagem da praia do Forte

16. Ipanema

Não podemos falar de praias do Rio de Janeiro se deixamos de fora a praia de Ipanema, não é? Famosa mundialmente, com um pôr do sol magnífico, ela é visitada por muitas pessoas. Sua estrutura é ótima e cheia de coisas para fazer, não é à toa que é um dos destinos preferidos dos turistas que vêm para o Brasil.

Imagem da praia de Ipanema

17. Copacabana

Também não podemos deixar de fora outro bairro famoso com essa praia super conhecida, certo? Contando com aquele calçadão maravilhoso e super conhecido de cor preta e branca. Nela, há estrutura para famílias e pessoas que gostam de curtir uma tarde na praia com os amigos. Além disso, há o Forte de Copacabana, mais um lugar para visitar.

Imagem da praia de Copacabana

18. Praia de Itacoatiara

Itacoatiara, localizada em Niterói, é considerada uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro, próxima de sua capital. Ela é ótima para quem gosta de surfar por ondas incríveis e revoltas, mas isso não significa que as famílias não podem visitá-la, há pequenos espaços mais calmos reservados para um dia mais tranquilo.

Imagem da praia de Itacoatiara em Niterói

Falar do Rio de Janeiro e suas praias é sempre um assunto para muitas linhas, além dessas opções que mostramos, existem muitas outras. Então, caso o desejo seja conhecer as belezas escondidas ou mais badaladas, prepare sua bolsa de praia e se aventure! Se você quer saber o que levar na praia, temos um post exclusivo, dê uma passadinha depois para conferir!

O que achou das praias que mostramos? Já teve o prazer de visitar alguma? São tantas opções que, por vezes, é difícil escolher a preferida. Para conferir mais praias e tudo que as envolve, fique sempre antenada nas publicações do blog Blueman, até a próxima aventura!