Academia ao ar livre no Rio de Janeiro – Praia do Arpoador

Se você é do Rio certamente sabe do que estamos falando ao mencionar a academia dos Flintstones, como ficou conhecida a academia ao ar livre da Praia do Diabo, no Arpoador.

Muito famosa e frequentada, esse local foi criado para promover a saúde e bem-estar da população de forma gratuita, sem contar que treinar em um lugar com uma vista tão maravilhosa não é sacrifício para ninguém.

Quer conhecer um pouco a mais famosa academia na praia do Rio de Janeiro? Você está no lugar certo! Bora lá!

Por que “academia dos Flintstone”?

O local ficou conhecido como academia dos Flintstone porque os aparelhos e ferramentas utilizados para se exercitar são produzidos com pedra, assim, uma academia como a do desenho que se passa na Idade da Pedra.

Além disso, materiais como sucatas de ferro e restos de blocos de cimento são usados para confeccionar os halteres e outros equipamentos. Por isso, a Academia Natural do Arpoador é um excelente exemplo de como se exercitar também pode ser uma atividade sustentável e sem custo algum, seja ao meio ambiente ou a quem pratica.

homem levantando peso de pedra na academia ao ar livre do arpoador

Inclusive, o fato da academia ao ar livre ser gratuita, atrai diversas pessoas interessadas em manter a boa forma, uma baita benefício à população. É, a verdade é que não faltam opções do que fazer no Rio de Janeiro principalmente se tratando em se exercitar ao ar livre!

Como surgiu a iniciativa da academia ao ar livre do Arpoador?

Existem algumas explicações para a academia de pedra do Arpex, a mais aceitável e contada pelos cariocas é que a Gatorade a construiu e, depois de alguns anos, o entusiasta das atividades físicas Abílio Bergamini, também fisioterapeuta e professor de educação física, manteve o lugar até o ano de seu falecimento, em 2009.

mulher levantando barra na academia ao ar livre do arpoador

Abílio cuidava do local, orientava pessoas e reparava halteres e barras de ferro. Além disso, passou à frente a conduta de que todos que usassem da academia ao ar livre deveriam cuidá-la para evitar danos aos aparelhos e, em caso de verem algum problema nas ferramentas, trabalharem para consertá-las.

Hoje a academia continua sendo mantida por seus muitos frequentadores e é uma excelente alternativa para quem quer se exercitar ao ar livre e de maneira gratuita. Não à toa, a o local fica lotado no início da manhã e permanece com fluxo ao longo de todo o dia, principalmente no verão carioca.

Quais os benefícios de treinar ao ar livre?

Nós poderíamos começar listando os mesmos benefícios de quem treina em academias tradicionais ou faz outros tipos de atividades físicas, mas a verdade é que quem treina na Academia Pedra do Arpoador libera endorfina e serotonina em dobro, afinal, como uma paisagem como aquela é impossível não ficar feliz, né?

Confira 6 vantagens de se treinar junto ao meio ambientes e faça disso uma meta para uma vida mais saudável!

1. Treino gratuito a qualquer momento

Existem outros benefícios evidentes como o fato de você não precisar pagar mensalidade e poder treinar a qualquer hora do dia, o que chama a atenção da maior parte dos praticantes de esportes.

2. Aumento da vitamina D

Além disso, ao se exercitar em uma academia na praia durante o dia, os índices de vitamina D são elevados, o que melhora a resposta do sistema imunológico e outros aspectos da saúde humana, como regeneração dos ossos, por exemplo.

3. Maior contato social

Outra vantagem em praticar atividades físicas em locais abertos é que isso serve de estímulo social e, estar rodeado de pessoas ou até mesmo fazer exercícios em grupos, melhora nossa qualidade de vida, reduzindo os níveis de estresse e chances de depressão.

4. Interação com a natureza

Treinar no Arpoador é estar em contato direto com a natureza, com o Sol, o mar, a areia e o vento refrescante da Praia do Diabo. Essa interação com a natureza promove o bem-estar e o relaxamento do corpo e da mente, um combo super necessário para os dias atuais.

mulher alongando os braços na praia do arpoador

5. Melhora a autoestima

Essa aqui até parece óbvia, mas nunca pode deixar de ser comentada. Praticar exercícios melhora drasticamente a nossa autoestima por diversos motivos, como: nosso organismo opera melhor, sentimos mais disposição, o cérebro se sente motivado e estimulamos nossa capacidade muscular. São muitos benefícios que mal cabem em uma lista!

6. Evita academia cheia

Embora o Arpoador seja muito frequentado, o espaço é grande e, por ser ao ar livre, tem muito ar puro para se respirar, e só isso já é uma baita vantagem!

A academia ao ar livre do Arpoador é super diferente do ambiente das academias tradicionais, que são fechadas, exigem o revezamento de aparelhos e convívio com muita gente ao mesmo, o que pode ser difícil para algumas pessoas.

Você, com certeza, já deve ter se ligado que, até mesmo por isso, durante a pandemia, o número de praticantes de esportes ao ar livre aumento, né? Enfim, é muita vantagem!

Ah, mas não esquece não! Treinar ao ar livre também exige roupas adequadas, tá? Homens podem apostar nas bermudas e shorts, e as mulheres podem investir nos tops e shortinhos sem medo!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a academia ao ar livre da Praia do Arpoador?! Aproveite para conferir também nosso conteúdo sobre o que fazer no Arpoador pela manhã e se beneficie de tudo que essa cantinho incrível do Rio de Janeiro tem a nos oferecer!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário