O que levar para cachoeira? Faça as malas com a Blueman!

Quando pensamos no verão, logo imaginamos as mais belas praias, como as pertencentes ao Rio de Janeiro. Contudo, não podemos deixar de lembrar que nem só de água salgada vivem os amantes da estação mais quente do ano. As cachoeiras também são destinos maravilhosos para quem deseja se refrescar, relaxar e se conectar com a natureza. Pensando nisso, nós da Blueman, preparamos esse post especial com dicas sobre o que levar para cachoeira. Continue lendo para conferir!

O que levar para cachoeira? Dicas para um passeio tranquilo e seguro!

Quem é acostumado a frequentar praias, com certeza, já tem uma lista decorada dos itens que não podem faltar no passeio, como protetor solar, cadeiras de praia e guarda-sol, mas e quando decidimos fazer um passeio diferente e conhecer uma bela cachoeira com água doce e cristalina? O que devemos colocar em nossa lista de itens essenciais? Confira as dicas que consideramos as mais importantes!

Lembre-se dos itens de segurança!

Um passeio na praia costuma sempre ser um pouco mais seguro, já que as nossas maiores preocupações são a exposição ao sol forte e o próprio mar, que pode estar fazendo o movimento conhecido como corrente de retorno, que nos puxa para o fundo quando a maré está baixa.

cachoeiras rio floresta da tijuca

Quando vamos a uma cachoeira, devemos estar atentos a diferentes aspectos, que vão desde o trajeto até ao ato de se banhar nas águas cristalinas e geladas dessas maravilhas da natureza.

No Brasil, existem milhares de cachoeiras espalhadas por todos os cantos do nosso extenso território e, para cada uma delas que decidir visitar, existirá um nível de dificuldade no percurso que você irá trilhar para acessar as quedas d’água mais belas ou os pontos mais indicados para se refrescar.

Por isso, nem sempre é indicado ir com os pés descalços ou de chinelos para realizar o percurso, pois é bem comum existirem trechos escorregadios devido a alta umidade que, naturalmente, é presente nas regiões onde ficam localizadas as cachoeiras. A dica aqui é aqui usar calçados (um tênis ou bota pra trilha) com solados bem aderentes para não correr o risco de você escorregar e se machucar antes de chegar à cachoeira.

Na hora de se banhar, é preciso estar muito atento às pedras que facilmente encontramos nas cachoeiras. Devemos entrar devagar e ir sentindo bem onde estamos pisando quando entramos na água, para não escorregar e correr o risco de nos machucar.

Caso você decida por conhecer uma cachoeira com alto nível de dificuldade, também pode precisar de uma faca ou um facão para realizar o percurso, pois talvez você precise usá-los em trechos com arbustos e mato alto que estejam dificultando a passagem. As vezes é melhor pecar pelo excesso do que pela falta!

Não se esqueça do repelente e do protetor solar

O repelente é um dos itens fundamentais que você não pode esquecer ao ir para um passeio em uma cachoeira, afinal, você irá adentrar a uma área de mata nativa, onde a presença de insetos, como os mosquitos e borrachudos, é enorme. Caso você esqueça de usar esse item, seu corpo provavelmente ficará cheio de picadas e a coceira poderá ser insuportável. Guarde bem essa dica!

Outro item fundamental é o protetor solar. Muitos podem pensar que o protetor é essencial apenas para quem está indo para praia, já que há muitas árvores em volta das cachoeiras nos oferecendo sombra, saiba que deixar de usar esse item de proteção pode ser um erro.

cachoeiras rio cascata conde d eu in sumidouro

Apesar de trechos com sombra e água fresca, há trilhas com trechos de grande área descoberta e o sol irá queimar como em qualquer outro local a céu aberto. Um boné, uma viseira e óculos escuros também são ótimas pedidas para se proteger do sol durante o passeio.

Use roupas leves e confortáveis

As vestes mais indicadas para um passeio em uma cachoeira são as que ofereçam mais conforto e flexibilidade para os movimentos do corpo. É, se você decidir ir para uma cachoeira, com certeza, precisará se movimentar.

Então, a dica aqui é apostar em roupas com tecidos leves e flexíveis, como peças indicadas para academia.

Abaixo da sua roupa, é claro que você deve estar usando um belo biquíni ou uma sunga para quando chegar ao ponto que irá se banhar. Afinal, temos certeza que vai querer tirar muitas fotos na cachoeira para registrar o passeio, já que as cachoeiras sempre rendem belos cliques devido a exuberante beleza natural que oferecem.

E o que levar para comer na cachoeira?

Diferentemente das praias, onde há ambulantes vendendo os mais variados tipos de petiscos, cervejas, refrigerantes e água gelada, nas cachoeiras dificilmente você encontrará esse tipo de serviço, salvo algumas exceções de cachoeiras que estão estruturadas para visitas.

Por isso, é sempre bom preparar um belo lanche para repor as energias na cachoeira, pois você deve se lembrar que precisará fazer o percurso de volta.

Então, separe sua bolsa térmica e coloque alimentos leves e frescos para fazer um piquenique às margens da cachoeira que escolher visitar.

Você pode preparar sanduíches naturais, escolher frutas da época, levar uma garrafa com suco natural ou chá gelado que já estará bem preparado para seu passeio na cachoeira. Ah! Não se esqueça de levar água para se hidratar durante todo o percurso!

cachoeiras rio cascata conde d eu in sumidouro

E não se esqueça de levar sacos plásticos para recolher o seu lixo e trazê-lo com você para descarte correto na sua casa, afinal, a natureza deve ser preservada acima de tudo e não devemos deixar latas, garrafas e nenhum tipo de embalagem degradando em uma cachoeira se temos a intenção que as próximas gerações também possam conhecer essas belezas naturais.

Claro que essas dicas que estamos dando são indicadas para quem pretende fazer um passeio de apenas um dia na cachoeira.

Se pretende acampar próximo a uma cachoeira, você deve se certificar que esse ato é permitido pelas autoridades locais e também se há riscos de ser atacado por animais selvagens ou quaisquer outros tipos de perigos que possam colocar a sua vida em risco.

Para pernoitar em um local de mata nativa, é preciso levar mais itens, como barracas e sacos de dormir para que você fique mais seguro durante a madrugada.

E aí, gostou do nosso post? Comente aqui embaixo se acha que há algum item que esquecemos de mencionar e se vai usar as nossas dicas na sua próxima visita a uma cachoeira!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário