Águas termais no Brasil: Veja 4 destinos incríveis!

As águas termais são aquecidas pela temperatura da terra, o que normalmente é causado por vulcões, mas aqui no Brasil, na maioria dos casos o fenômeno se da pelo calor do solo em si, o que se origina das chuvas, que em contato com as rochas profundas proporciona a geotermia.

Geralmente as temperaturas alcançam em média 36°, mas podem chegar a 40°, dependendo do local. As características naturais que causam o aumento da temperatura, acabam gerando benefícios para o banhista, que por meio da água tem contato com minerais e outros fatores que ajudam na saúde do corpo todo.

Porque ir em águas termais?

As águas termais são ótimas opções de viagem no inverno, muitas pessoas escolhem ir para a praia em Julho, e outras preferem se aquecer nos termas, que se encontram em diversos locais diferentes no Brasil.

No turismo brasileiro se concentra um grande número de resorts que contam com água termais em seu catálogo de atrações. Esse é o programa ideal para quem busca passar mais tempo curtindo essa experiência terapêutica com conforto e aconchego. Vem com a Blueman conhecer alguns dos principais destinos para quem gosta de águas naturalmente aquecidas!

Águas Termais no Brasil com fontes naturais

Em alguns estados brasileiros temos até mais de uma opção de destino para os turistas de plantão. Não foi fácil escolher apenas algumas opções, mas fizemos uma lista que pode te ajudar a escolher sua próxima trip. Vamos la!

1- Rio de Janeiro: Itaperuana

As Águas Minerais do Rio ficam em Raposo, no distrito Itaperuna, são os parques Águas Soledade e o Hotel Fazenda Raposo. A Estância Hidromineral Soledade recebe milhares de turistas para conhecerem suas “águas curativas” todos os anos .

O Hotel Fazenda Raposo também conta com uma variedade de oportunidades para curtir seus momentos de lazer. Com águas minerais sua experiência é relaxante enquanto curte várias experiências proporcionadas pelos benefícios desse local!

2- Goiás: Caldas Novas e Rio Quente

Caldas Novas e Rio Quente são cidades próximas localizadas em Goiás e possuem um território gigante de águas termais, ficando em primeiro lugar no mundo no quesito tamanho de estâncias hidrotermais. Elas ficam na região de Goiânia, em média 170km de distância da capital.

agua termais Caldas Novas-GO

O estado de Goiás costuma ser mais quente nessas regiões, então também se torna uma ótima oportunidade para pegar aquele bronze e tomar sol nas horas certas enquanto curte as temperaturas terapêuticas das águas termais!

Caldas Novas e Rio Quente já foram a mesma cidade, entretanto em poucos anos, Rio Quente teve sua emancipação. Estando há 30 km de Caldas Novas, que é uma cidade maior e possui diversos hotéis, resorts e uma população acolhedora, enquanto Rio Quente mantém poucos habitantes, mas continua grande no turismo, representando boa parte dos locais visitados no Brasil! Excelente opção para relaxar e curtir com a família ou amigos!

3- Santa Catarina: Santo Amaro da Imperatriz e Gravatal

Em Santa Catarina também existem águas termais, como a de Santo Amaro da imperatriz, próxima à Florianópolis, sendo a primeira estância hidromineral do Brasil. A Imperatriz Tereza Cristina foi a inspiradora do nome originário de Dom Pedro II, quando visitou o local em 1845.

agua termais Santo Amaro da Imperatriz

O hotel que os abrigou é o Hotel Caldas, que existe até hoje oferecendo diversas opções para quem tem uma preferência clássica e sofisticada. Com experiências únicas, você curte os benefícios das águas termais desse município. Aproveite e tire suas férias recebendo conforto enquanto se banha com o efeito terapêutico das águas termais!

Em Santa Catarina também se localiza a terceira maior hidrotermal do mundo, localizada em Gravatal. Com Belezas naturais da serra do mar, não muito longe de Floripa, em média 160 km de distância, e de acordo a feira internacional do Turismo Termal, conhecida como Termatalia, é uma das melhores do mundo. Curta as paisagens de Gravatal e relaxe com qualidade nas águas termais!

4- São Paulo: Águas de São Pedro

São Paulo também conta com uma cidade que é completa para o turismo em águas termais, é o caso de Águas de São Pedro, próxima à Piracicaba, é o menor município de SP, e apesar de não ser a única com estâncias hidrotermais, possui uma vasta preservação de atividades culturais, religiosas e, claro, atrações turísticas para relaxar e curtir com qualidade!

agua termais Ribeirao Araqua Aguas de Sao Pedro

Existe o fontanário municipal incrível, que conta, inclusive, com uma Fonte da Juventude, Fonte Almeida Salles e Fonte Gioconda, excelentes opções para quem está buscando água para tratamentos terapêuticos. O enxofre se concentra em alto teor nas águas da Fonte da Juventude, o que previne o reumatismo, asma, diabetes e algumas alergias.

Não só isso, mas a Fonte Almeida Salles também possui benefícios para o estômago enquanto o fígado e vesícula biliar recebem minerais positivos na Fonte Gioconda. Visite essa belíssima cidade repleta de praças e locais maravilhosos.

O que vestir para ir em águas termais?

As roupas de águas termais precisam ser ajustadas ao corpo e não são tão diferentes das roupas de praia, uma vez que ambas entram em contato com a água! Escolha seus acessórios favoritos e incremente ainda mais um visual moderno para curtir tudo de melhor nas águas termais, enquanto se tranquiliza e sente a paz desses benefícios!

Para as mulheres que gostam de mergulhar, os diferentes modelos de biquíni ajudam na composição, mas se essa não for uma opção para você, aproveite com um maiô da cor ou estampa que mais gostar! Enquanto aos homens que curtem as águas, indicamos as sungas para nadar ao invés dos shorts, para que tenha mais possibilidades de movimento e conforto!

Finalizamos aqui nossas dicas, esperamos que tenha gostado! Caso você conheça um local muito bom que não foi citado por aqui, deixe pra gente nos comentários. Vamos adorar conferir!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário