WSL Brasil: saiba tudo sobre a etapa Challenger no Brasil!

A WSL é uma organização criada para gerenciar e promover os campeonatos profissionais de Surfe de todo o mundo. A World Surf League foi pensada principalmente para ser um agente regulador que assegura a segurança dos surfistas e manter as competições justas, a fim de elevar o esporte e torná-lo reconhecido.

Se você quer saber mais sobre a história da WSL e dos campeonatos mundiais de surfe, fique conosco e aprenda muito sobre o assunto!

A história da WSL, a Liga Mundial de Surfe

Fundada em 1983, a WSL visa a proteção dos atletas do surfe desde que seus criadores colocaram em prática o projeto da organização.

Até a sua criação, os campeonatos não eram completamente averiguados e passou a ser considerada a melhor organização de surfe que já existiu.

homem surfando na onda

Há alguns anos, porém, a organização era conhecida como ASP, Associação dos Surfistas Profissionais, mas teve seu nome modificado depois de ser comprada pela ZoSea, empresa sueca de grande nome. Com sua sede em Santa Mônica, no estado da Califórnia, nos EUA, a WSL cumpre muito bem com seu papel até os dias de hoje.

Regulamentos da WSL

Com a finalidade de garantir o bem-estar dos surfistas e o sucesso dos campeonatos mundiais de surfe, a WSL instituiu um regulamento próprio. Confira 4 das principais regras:

homem saindo da onda surfando

1. Doping e uso de substâncias ilícitas

Assim como em qualquer esporte bem inspecionado, a World Surf League tem uma política anti-doping desde 2012 que deve ser seguida tanto pelos atletas quanto pelos staff do surfista e da própria organização.

2. Forma de julgamento e notas

As disputas devem acontecer por meio de rounds determinados por baterias de até 4 surfistas sendo julgados a cada onda. São convidados 5 juízes que podem dar notas de 0 a 10, dessas 5 notas, a maior e a menor são descartadas e a nota é, então, gerada a partir da média das 3 avaliações que sobraram.

3. O surfista com prioridade escolhe a próxima onda

O surfista que detém a prioridade na prova pode escolher a próxima onda que irá surfar, inclusive com outros competidores.

4. Penalização a quem interferir na prioridade

Se algum atleta interferir na onda de prioridade e atrapalhar a performance do surfista que detém o direito, ele sofrerá penalização.

Quais campeonatos mundiais de surf estão acontecendo?

Ano passado a Liga Mundial de Surfe divulgou seu calendário de campeonatos, os quais voltaram com tudo depois de uma longa temporada sem competições. Foram selecionados sete países para sediar 10 etapas da temporada da WSL Championship.

calendario e onda no fundo

Neste ano, tanto homens quanto mulheres terão o mesmo calendário e, após as 5 primeiras competições, os eliminados passarão a disputar a Challenger Series.

O calendário de 2022 da WSL Championship conta com as seguintes etapas:

  1. Pipeline (Havaí)- 29/1 a 10/2;
  2. Sunset (Havaí) – 11 a 23/2;
  3. Peniche (Portugal) – 3 a 13/3;
  4. Bells Beach, (Austrália) – 10 a 20/4;
  5. Margaret River (Austrália Ocidental) – 24/4 a 4/5.

Corte de temporada que levará os eliminados à Challenger Series:

  1. G-Land (Indonésia) – 28/5 a 6/6;
  2. Trestles (Estados Unidos) – 15 a 22/6;
  3. Saquarema (Brasil) – 27/6 a 4/7;
  4. Jeffreys Bay (África do Sul) – 9 a 18/7;
  5. Teahupo’o (Tahiti) – 11 a 21/8;
  6. Finais da WSL (local a definir) – 7 a 18/9.

O calendário de 2022 da Challenger Series:

  1. Gold Coast (Austrália) – 7 a 15/5;
  2. Manly (Austrália) – 17 a 24/5;
  3. Ballito (África do Sul) – 20 a 27/6;
  4. Huntington Beach (Estados Unidos) – 30/7 a 7/8;
  5. Ericeira (Portugal) – 1 a 9/10;
  6. Landes (França) – 15 a 23/10;
  7. Piha (Nova Zelândia) – 5 a 13/11;
  8. Haleiwa (Havaí) – 26/11 a 7/12.

WSL Brasil: Saquarema recebe duas competições de surfe

A cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, receberá uma das maiores competições de surfe do mundo, a WSL Championship, do dia 27 de junho a 4 de julho e, ainda, contará com a realização do Corona Saquarema Pro, elaborado pela WSL Latin America com auxílio da prefeitura da cidade, do Banco do Brasil, Corona, Havaianas, 51 Ice, BB DTVM e da Secretaria de Esportes do Rio de Janeiro.

O Corona Saquarema Pro irá acontecer entre 1 a 8 de novembro na cidade conhecida com a capital brasileira do surfe. A Praia de Itaúna passa a ser o único lugar do mundo a ter duas competições em uma mesma temporada de campeonatos, inclusive, os dois maiores eventos mundiais realizados pela WSL.

Com a competição acontecendo no país, espera-se uma grande quantidade de espectadores. Além disso, o Corona Saquarema Pro também será transmitido pelo site da World Surf League, assim todos os apaixonados pelo esporte poderão acompanhar o campeonato mundial de surfe que ocorrerá em terras brasileiras.

Gostou de saber um pouco mais sobre o WSL e os campeonatos mundiais de surfe? Aproveite nossos conteúdos e fique craque no assunto com a Blueman!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário