Bebê na praia: quando levar? Quais os cuidados? Saiba tudo!

Os bebês possuem sistema imunológico imaturo e são extremamente sensíveis para aguentar diferentes situações, principalmente altas temperaturas. A pele é extremamente delicada e não suporta a mesma exposição ao sol como os adultos e tende a desidratar facilmente. O contato do bebê com a areia também é um fator importante, uma vez que essa possui grande concentração de bactérias e microrganismos.

No entanto, nada como manter todos os cuidados para aproveitar momentos inesquecíveis com o bebê na praia. Fique com a gente que vamos tirar todas as dúvidas sobre esse momento tão importante. Vamos lá?

Verão do bebê: quando levar na praia?

Ainda existe muita divergência sobre o tema, alguns especialistas recomendam levar o bebê na praia a partir de 1 ano de idade, enquanto outros a partir dos 6 meses, já que já existe no mercado produtos de proteção para essa idade. Só que antes de levar o bebê para conhecer o mar, consultar um pediatra para fazer todos os exames sobre a saúde do seu pequeno é necessário.

Independente da idade, é muito importante respeitar todas as medidas de proteção para garantir segurança e bem-estar do bebê. Existe uma série de cuidados especiais com o seu pequeno para garantir um passeio tranquilo e cheio de boas recordações.

Atenção com o horário de exposição ao sol

Devido a sensibilidade dos bebês, é extremamente importante se atentar ao horário de exposição solar. Evite os horários de sol mais forte, o recomendado é levar o bebê na praia antes das 10h ou após às 16h.

mae passando protetor em criança

É muito importante deixar ele o tempo todo na sombra com todos os acessórios de proteção: chapéu ou boné e blusa manga longa contra raios UV. Fazendo isso, os riscos de queimadura e insolação diminuem.

Hidratação e alimentação

A partir do 6 meses de idade, os bebês já estão aptos para alimentação, então capriche no cardápio! É preferível um alimento mais saudável possível e que mantenha a hidratação do pequeno. Leve de casa: frutas suculentas, água, água de coco, pãozinho e legumes frescos, armazene em embalagens térmicas para manter a qualidade e não correr o risco de contaminação.

Se o bebê toma fórmula, leve as medidas da mamadeira pronta e prepare na hora do consumo, deixe tudo mais prático e garantindo um passeio tranquilo e de barriguinha cheia!

Proteção solar e cuidados com a pele

Existe proteção solar para bebê que já alcançou 6 meses, antes disso não é recomendado o uso do cosmético devido a sensibilidade da pele. Assim, antes de sair de casa capriche no protetor solar e não deixe nenhuma parte de fora!

Utilize um protetor adequado com fator de proteção acima de 50 (FPS) e próprio para a pele infantil. Ele deve ser reaplicado a cada 2 horas. Coloque roupa própria para praia, principalmente se for de manga longa e ter proteção contra raios nocivos.

Repelente é uma dica extra que ajuda a cuidar da pele dos bebês. Algumas praias podem ter insetos, então toda a proteção é importante, não acha?

O que levar na bolsa de praia?

É normal que os papais e mamães fiquem na dúvida do que levar na bolsa de praia do bebê. Pensar no que é essencial e exagero não é uma tarefa muito fácil, ainda mais para os pais de primeira viagem. Para ajudar nessa missão, há um pequeno checklist com os itens necessários para um passeio seguro e sem complicação:

foto de cima de roupa de praia com diversos itens

  • Fralda descartável e fralda para piscina;
  • Kit higiene;
  • Roupas próprias para praia/piscina;
  • Chapéu ou boné;
  • Protetor solar e repelente;
  • Piscina inflável;
  • Brinquedos;
  • Toalhas e roupão;
  • Roupinhas leves;
  • Sandália de dedo (se o bebê estiver andando);
  • Roupinha extra caso o tempo mude;
  • Água e lanchinhos.

É muito importante pensar que a hora do soninho vai chegar, então, esteja preparada! Se possível, leve um colchonete ou até mesmo um berço portátil para deixar o pequeno confortável.

Uma mantinha leve, mosquiteiro e objetos que o bebê tem o costume de usar no dia a dia para dormir como chupeta, naninha e travesseiro podem ser fundamentais para uma boa soneca. Mas leve se não for ficar muita coisa, é claro!

Lembre-se que ambiente desconhecido pode deixar o bebê agitado e inseguro, então prepare um local que ele se sinta seguro e bem acomodado.

Se ainda ficou com alguma dúvida do que levar, confira nosso conteúdo completo sobre o que levar para a praia com bebê de 2 anos e aproveite ainda mais o passeio com praticidade e leveza.

Posso levar o bebê para o mar?

Todo cuidado é pouco, não é mesmo? Mas se você sente segurança em levar o bebê para ter contato com a água do mar, não tem problema! É fundamental segurar o bebê a todo momento e não ir muito longe, principalmente se estiver em uma praia que não conhece. E não deixe que a água salgada caia em lugares sensível, mas caso isso aconteça lave com água doce.

mamae e bebe no mar e por do sol ao fundo

Para que a experiência não seja desconfortável para ele, coloque fralda que bloqueia a passagem de água e que não encharca. Brinque com o pequeno, mostre como aquilo é divertido e não se esqueça de registrar os momentos. Essa foto na praia vai ficar para a história da família!

Cuidados com a areia

A pele do bebê é muito delicada e o contato com a areia pode ser uma experiência muito desagradável se não for feita da maneira certa. Sabemos que a areia possui grande quantidade de bactérias que podem causar infecções, então é muito importante ficar atento com quantidade na fralda. Se perceber que tem areia na fralda, limpe a região com uma tolha úmida ou lave com água doce.

bebe sentado na areia da praia com brinquedinhos

É normal também que ele tente colocar areia na boca e, se isso acontecer, não entre em pânico! Tire a quantidade de areia da boca, lave com água limpa e observe.

Quem já teve a experiência de levar o pequeno na praia sabe a dificuldade em tirar a areia da pele, mas o talco pode ser um aliado incrível! É só jogar talco e passar a mão que todos os grãoszinhos saem facilmente.

Mas, e aí, está preparada para ir com seu bebê na praia e aproveitar momentos incríveis e inesquecíveis? Nós esperamos ter ajudado e desejamos que você faça um ótima passeio. Até a próxima!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário