4 dicas essenciais para o cuidado com a pele do rosto no verão

Em dias de verão, os cuidados com a pele do rosto devem ser redobrados, afinal, sabemos que os raios UVA e UVB não brincam em serviço, podem por vezes castigar a nossa cútis, causando, inclusive, insolação.

Considerando ainda que o verão é a estação do ano propícia para curtir aquele rolê na praia e na piscina, manter as medidas necessárias com a nossa pele é uma forma de preservar a saúde de nosso organismo e, claro, investir ainda mais em nosso conforto. Ninguém merece ficar de castigo no rolê por sofrer com queimaduras de sol, não é mesmo?

Mulher virada de costas abrindo parte de cima de biquíni com marcas de queimadura do sol

Para te ajudar a curtir aquelas programações que somente os dias quentes de verão são capazes de nos proporcionar, separamos no post de hoje algumas dicas práticas e eficazes para garantir os cuidados de sua pele do rosto. Bora lá?

Rotina de limpeza de pele

Não tem como conquistar a pele perfeita no verão sem demandar de uma rotina de limpeza diária. A poluição dos grandes centros urbanos e a sujeira com a qual nossa pele fica exposta no dia a dia tendem a acumular impurezas, entupindo os nossos poros.

Poros entupidos não evitam apenas uma oxigenação da cútis como propiciam a formação de espinhas. Pensando nisso, demandar um cronograma de cuidados básicos com a sua pele é uma forma de permitir a higienização efetiva.

Por isso, o primeiro grande passo é descobrir o seu tipo de pele. Seria ela mais sensível, seca, oleosa ou acneica? Ao saber exatamente a especificidade de sua pele você consegue desprender dos produtos necessários para a rotina de skincare.

A cada dia que passa o mercado de cosméticos tem apresentado uma variedade mais ampla de produtos desenvolvidos para auxiliar nos cuidados com a pele do rosto. Contar com aqueles produtinhos mais básicos como água micelar, esfoliantes, protetores solares e hidratantes já é mais do que suficiente para promover maior viço e saúde a cútis.

Já para o final de semana, apostar em máscaras de argila pode fazer todo diferencial em sua rotina de com a pele, uma vez que a argila é uma substância de múltiplas capacidades terapêuticas, podendo auxiliar desde na diminuição da oleosidade da pele até a remoção dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Uso diário e regular de protetor solar

Dentre esses produtos para a pele, o protetor solar merece destaque, uma vez que podemos considerá-lo como uma medida preventiva contra a radiação solar, independentemente da estação, mas, sobretudo, em dias de verão.

Silhueta de quatro pessoas pulando em frente ao mar com pôr do sol

Como dissemos, é preciso garantir que ao expor o seu rosto ao sol, você não sofrerá com a ação dos raios ultravioletas. Nesse sentido, é importante sempre considerar cada tipo de pele para que assim a escolha do fator de proteção alinhe-se melhor às suas necessidades.

Para a proteção completa contra os raios UVA e UVB é preciso considerar os tons de pele. Quanto mais clara for a sua pele, maior deve ser o fator de proteção, já as peles mais escuras (morenas e negras) requerem protetores solares com FPS menores.

É importante ter sempre em mente que a primeira aplicação do protetor solar não é suficiente para manter a sua pele protegida durante todo o dia, logo, replicações são necessárias se você quer se manter protegida, principalmente se o rolê da vez é na praia ou na piscina.

Além disso, o que muitas pessoas não sabem é que mesmo com o uso de maquiagem o protetor pode ser reaplicado, é preciso apenas escolher a fórmula certa do produto. Hoje o mercado de cosméticos já conta com produtos que apresentam proteção solar em sua composição, como pós compacto e bases, então, se joga no protetor solar.

Aliás, isso não se aplica apenas no universo dos cosméticos. O mundo da moda já nos traz diversas opções de roupas com fator de proteção solar, principalmente as peças de moda praia, assim, você garante proteção para o corpo inteiro.

Retirar a maquiagem antes de dormir

Você já deve estar cansada de saber que dormir com a maquiagem no rosto não é nada saudável, não só porque o excesso de maquiagem é capaz de obstruir os nossos poros como podem corroborar para a irritação e ressecamento da pele – e vai por nós, você não vai querer passar o verão com a pele ressecada.

Aliás, o verão é a data perfeita para a incidência de uma série de doenças de pele e uma pele irritada pelo uso excessivo de maquiagem pode ser um solo fértil para o aparecimento das dermatites atópicas, aquelas erupções avermelhadas que causam coceira e desconforto na pele.

Por isso, lembre-se sempre antes de dormir de fazer a higienização de sua pele com lenços umedecidos e, posteriormente, com o uso de água micelar. Assim, você possibilita que o seu rosto respire durante a noite e restabeleça o equilíbrio e controle do PH, evitando assim o aparecimento de agentes bactericidas.

Mantenha uma alimentação antioxidante

Grande parte da saúde de nossa pele é resultado dos alimentos que ingerimos. Já ouviu aquela famosa frase: você é aquilo que você come? Pois bem, investir em alimentos com propriedades antioxidantes é uma ótima forma de cuidar da saúde da pele do seu rosto no verão.

Imagem com fundo branco e diversa folhas de espinafre espalhadas

Na verdade, do corpo inteiro, ainda mais com essa dica incrível que te daremos: alimentos que contêm betacaroteno são ótimos para consumo em dias de verão, pois estimulam a produção da melanina, o pigmento responsável pela cor de nossa cútis que te deixa com aquele bronze pra tirar onda no rolê.

Mangas em cima de mesa de madeira

E contando com a ação antioxidante, os alimentos com betacaroteno, como mamão, beterraba, cenoura, espinafre e manga, são capazes ainda de dissolver os impactos causados em circunstâncias de exposição extrema aos raios solares.

imagem com fundo branco e várias rodelas de cenoura

Prontinho! Agora você já sabe como cuidar da sua pele do rosto durante todo verão, agora é só colocar as dicas em prática com a consciência de que a sua pele estará muito bem cuidada, fechou?

Se gostou do post, não deixe de conferir as demais publicações aqui do nosso blog. Nos comprometemos a postar semanalmente conteúdos sobre, lifestyle, beleza e moda para te proporcionar melhores experiências no dia a dia.

E aí, bora dar um mergulho com a pele protegida?