10 benefícios da água do mar: conheça todos!

Existem muitos benefícios da água do mar para o corpo humano e, provavelmente, você já sabia disso por experiência ou por ter ouvido muitas vezes algumas pessoas loucas pelo mar comentarem. Mas será que você conhece todas as vantagens mencionadas nesta lista? Separamos 10 benefícios da água do mar, quantos deles será que você já conhecia, hein? Acompanhe para saber mais!

1. Benefícios da água do mar para o cabelo

Embora muito se fale sobre os problemas que a água do mar causa aos cabelos, é preciso evidenciar que ela também traz benefícios. Suas propriedades podem combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo e acabar com a caspa.

mulher no mar com os braços abertos e jogando o cabelo para tras

É claro que é muito importante utilizar protetores térmicos ao longos dos fios, ainda mais se você tiver cabelos descoloridos. Mas desconsiderar por completo os benefícios da água do mar para o cabelo é muito errado, não acha? Ela pode trazer resultados muito positivos!

2. A água do mar pode aumentar a imunidade

O cloreto de sódio presente na água do mar ajuda a aumentar a imunidade do organismo humano, fortalecendo o corpo contra inflamações e infecções causadas por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A água marinha, dentre tantas outras vantagens, ainda contribui para manter o sistema imunológico em pleno funcionamento.

3. Banho de mar eleva o bem-estar

Não é segredo que um banho de mar pode renovar nossas energias, mas grande parte dessa sensação se deve a diminuição da tensão do dia a dia, promovendo alto bem-estar. Se você mora próxima ao mar, aposto que, naquele dia estressante de trabalho, decidiu dar um mergulho e depois surpreendentemente se sentiu melhor, não é?

O magnésio, um dos tantos elementos presentes na água, colabora para o relaxamento muscular! Não é à toa que também depois daquele dia agitado na praia, você dorme pesado, como um anjo!

4. Ajuda na cicatrização

O iodo e o cloreto de sódio são substâncias da água do mar que a tornam uma excelente fonte de cicatrização de feridas na pele. A ação cicatrizante é ótima! Tanto que até algumas queimaduras podem cicatrizar melhor pelo contato com a água salina do mar, inclusive as originadas por alguns animais marinhos, como a água viva, conforme matéria da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

foto de mulher de biquini na praia com curativo na barriga

5. Melhora a circulação sanguínea

Outro benefício da água do mar é o fato dela melhorar a circulação sanguínea, o que pode ocorrer por dois motivos: o primeiro porque a composição da água salobra do mar é capaz de minimizar inflamações, diminuir vasos sanguíneos, chamado de vasoconstrição, e elevar a oxigenação dos tecidos, facilitando a circulação e amenizando o inchaço.

O segundo motivo é explicado pelo próprio balanço do mar. Quem se banha em águas salgadas sente como se estivesse recebendo um tipo de massagem que alivia dores. Esse balanço também ajuda a reduzir o inchaço e a sensação de pernas pesadas.

6. Colabora para a regeneração celular

Diversos minerais presentes na água do mar, como o potássio, o zinco e o sódio, têm como efeito o aumento da regeneração celular. Essa regeneração faz com que células danificadas sejam substituídas ou recompostas de forma mais saudável, isso, é claro, faz muita diferença até mesmo a olho nu, pois a pele fica visivelmente melhor.

foto de mulher de biquini sentada na areia

A regeneração celular acontece em todo o corpo durante o banho de mar e, embora seja visível, ela ocorre também internamente, não apenas na camada mais superficial da pele. Por isso, também, um dos benefícios é a hidratação da pele, deixando-a renovada. Mas mesmo com esse benefício, não deixe de lado os cuidados com o sol, viu?!

Aliás, você sabe qual é o melhor horário para tomar sol? Com muito cuidado e consciência, o mar só te trará benefícios!

7. Auxilia na sinusite e tosse

O alto teor de sódio presente na água a torna um expectorante natural. Em um simples banho de mar, uma pessoa inala a água como em uma espécie de nebulização, isso ajuda a diminuir a sensação de pressão na face e a eliminar o muco acumulado tanto na região facial quanto no pulmão.

Essa é uma vantagem incrível e pode ser usada para diminuir sintomas de sinusite, tosse, bronquite e congestões nasais. É comum, inclusive, ouvir comentários de pessoas afirmarem que deixaram de estar congestionadas logo após dar um mergulho litorâneo!

8. Combate doenças renais e no fígado

Como já comentado, a água do mar ajuda na regeneração celular, ideal para enfermidades no rim e no fígado. A aceleração celular pode ser uma forma de ajudar no tratamento de doenças como a cirrose e ainda diminuir o acúmulo de água no abdômen em decorrência da doença.

9. Ameniza reações alérgicas na pele

Estar em contato com o mar ajuda a amenizar as reações alérgicas dermatológicas, principalmente a vermelhidão causada em alguns tipos de alergias, como a psoríase. Além disso, a coceira que as alergias causam também diminui.

10. A água salgada do mar pode minimizar as espinhas

Talvez você já saiba disso por experiência própria, mas um dos benefícios da água do mar é que ela contribui para a diminuição das espinhas. Isso ocorre por que os sais minerais ajudam a mineralizar a pele e a ação antisséptica da água salgada é uma forte aliada para eliminar impurezas da pele.

foto aproximado de rosto feminino

Dessa maneira, se você sai do mar e percebe que sua pele do rosto está com menos espinhas ou cravos, saiba que isso não é coisa de sua cabeça, pelo contrário, faz todo sentido.

Não bastasse ser um universo tão abundante em vida animal e vegetal, o mar ainda nos contempla com diversos benefícios. Aproveite que você está craque no assunto e organize sua ida para a praia para aproveitar cada um desses 10 benefícios!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário