Acampar na praia: o que preciso saber? Confira na Blueman

Para quem gosta de se conectar com a natureza, curtir uma praia, estar com os amigos ou mesmo tirar um tempo para si mesmo para estar em paz, acampar na praia é uma ótima maneira de encontrar tudo isso em uma aventura divertida e desafiadora, sendo uma experiência única.

Mas, para que você tenha um acampamento seguro e agradável, é válido se preparar levando todos os equipamentos necessários e também conhecer algumas técnicas úteis para não passar por apuros durante o passeio. Por isso, a Blueman decidiu trazer dicas para você acampar na praia. Confira!

Acampando na praia com segurança: 5 dicas

Acampar significa instalar-se provisoriamente em algum local a céu aberto, por isso, é lógico que você estará suscetível a situações que, normalmente, seriam mais difíceis de acontecer, caso você estivesse em uma casa ou apartamento.

Mas isso não significa que não é possível instalar uma moradia provisória para você curtir uns dias na praia, não é mesmo? Basta que você conheça técnicas de camping para se proteger e também ter conforto durante os dias que você decidir acampar. Confira nossas dicas!

Dica 01: local adequado e que seja permitido acampar

Essa primeira dica é muito importante para quem vai acampar, visto que, aqui no Brasil, existem leis que não permitem que seja levantado acampamento em qualquer lugar, devido a diversas questões, como diretrizes de proteção ambiental e a sua própria segurança enquanto cidadão.

Barraca instalada nas proximidades da praia.

Se a sua intenção é acampar na beira da praia e passar a noite por lá, é importante se informar com as autoridades locais ou com os moradores para saber se a prática é permitida e comum na região. Geralmente, as praias desertas são as mais propícias para a prática.

Outro conselho válido para quem vai acampar à beira-mar é conhecer um pouco sobre o horário das marés, já que o mar pode subir durante a madrugada (enquanto você dorme) e inundar a sua barraca. Por isso, também é válido não armar acampamento muito próximo ao mar.

Outra opção mais segura e confortável é optar por um camping e, nas praias do Brasil, existem inúmeros campings espalhados que recebem milhares de turistas todos os anos.

Normalmente, em um camping, você terá banheiro, chuveiro elétrico, varal e alguns disponibilizam até mesmo cozinha comunitária com fogão, geladeira, microondas e, às vezes, até uma mesa com cadeiras para as refeições, o que faz toda a diferença na experiências dos hóspedes.

Dica 02: leve os itens essenciais para o acampamento

Quem vai acampar, precisa arrumar uma mochila bem grande, afinal, são muitos itens que não dá pra esquecer, afinal, estamos falando de uma aventura em meio à natureza, então, é preciso estar preparado para tudo. Assim, é muito importante fazer uma lista com itens essenciais para não esquecer nada. Confira o que você vai precisar:

  • Barraca;
  • Sacos de dormir ou colchonetes;
  • Canivete e faca de camping;
  • Protetor solar;
  • Óculos escuros;
  • Chapéu ou boné;
  • Lanterna;
  • Repelente;
  • Capa de chuva;
  • Isqueiro ou fósforos;
  • Kit de primeiros socorro;
  • Produtos de higiene pessoal (nunca esqueça o papel higiênico);
  • Pratos, talheres, panelas e panos para limpeza;
  • Cordas.

Todos esses são itens essenciais e que você pode precisar em um acampamento, seja em um camping ou em meio à natureza. Claro que se você optar pela segunda opção, eles podem ser indispensáveis para que você fique acampado com mais tranquilidade.

Dica 03: leve alimentos saudáveis e água potável suficientes

Além dos itens que trarão conforto e segurança que citamos acima, também é fundamental levar água e alimentos para seu acampamento, principalmente se você decidir acampar em alguma praia mais isolada da civilização, onde não terá nada para você comprar.

Mulher cozinhando alimentos em fogueira na praia.

Então, é importante pensar em alimentos que sejam leves, prontos ou fáceis de preparar e também que ofereçam vitaminas e minerais para que você fique muito bem alimentado, como barrinhas de cereal, barrinhas proteicas, castanhas, granola, sanduíches, atum enlatado, macarrão instantâneo e outros itens que sejam mais práticos de preparar.

E, claro, não se esqueça de levar água, principalmente se você não sabe se será fácil conseguir encontrar água potável no lugar em que você irá acampar. Se você optar por ficar em um camping, isso pode ser muito mais fácil de conseguir, afinal, sempre tem um mercadinho próximo para atender essas demandas dos turistas que estarão ali de passagem.

Dica 4: leve roupas e calçados confortáveis

Outra dica super válida é levar somente roupas leves e confortáveis, afinal, acampar significa se mexer bastante, já que você precisará caminhar, armar a barraca, cozinhar, então, nada melhor do que se sentir mais fresco e com liberdade de movimentos para passar os dias bem à vontade.

Assim, opte por biquínis, maiôs, vestidos leves, sungas, bermudas de surf, além de outras peças mais leves e flexíveis e, se possível, feitas com tecido respirável e com proteção UV.

E, como você ficará com a maior parte do seu corpo exposto, é de suma importância de lembrar da nossa dica 02 e não deixar de usar o protetor solar (de dia) e o repelente (à noite) para ficar sempre protegido tanto do sol como dos ataques de insetos indesejados.

Dica 05: esteja preparado para as mudanças climáticas

Mais uma dica super importante é estar preparado para as mudanças climáticas, afinal, uma barraca simples não suporta chuvas e ventos muito fortes, então, é válido pensar em reforçar a barraca com lonas extras acima e abaixo dela.

Pessoas ao redor de fogueira feita na praia.

Lembre-se de levar as cordas para você consiga esticar a lona por cima da barraca. Nessas horas, é importante também escolher um local próximo às árvores (caso seja possível) para usar os galhos de apoio para amarrar as lonas, assim, caso caia uma chuva fraca ou moderada, você e seus pertences estarão seguros.

Contudo, em casos de temporais, com fortes ventos, pode ser que nem mesmo as lonas extras deem conta de te proteger. Nessas horas, é válido ter um plano para desarmar a barraca, juntar seus pertences e buscar apoio no local mais próximo do local que estiver acampando!

E aí, gostou das nossas dicas para você acampar na praia? Esperamos ter ajudado e que seu próximo acampamento seja divertido, agradável e que você possa aproveitar muito a praia que escolher acampar!

Como uma das maiores marcas de moda praia do Brasil, a Blueman entrega toda sua experiência e carisma carioca em conteúdos exclusivos sobre viagens, moda praia e lifestyle!

Facebook - Instagram - Twitter

Deixe um comentário