Quem inventou o biquíni de lacinho: conheça a história

Dentre as tantas e variadas peças existentes em um armário feminino, os biquínis são uma peça que vai muito além de um conjunto de roupas de banho: eles possuem história, personalidade e representam um símbolo do feminino, sendo também relacionados a aceitação, autoestima e amor-próprio.

São muitos os modelos de biquínis existentes, dentre os quais cada um possui sua própria história quanto a surgimento, design, criador e outras características afins.

O biquíni de lacinho, por exemplo, conta com um amplo contexto por trás de sua linda aparência, como a história de seu criador e toda a revolução que trouxe ao mundo fashion da moda praia. Continue sua leitura e veja tudo o que trouxemos sobre essa peça tão especial para você!

Quem inventou o biquíni de lacinho? Conheça a história!

O biquíni de lacinho foi inventado por David Azulay, um dos maiores estilistas de moda do Brasil, muito reconhecido por toda revolução que trouxe para a moda praia feminina. Seu marco é muito reconhecido e valorizado pelo universo fashion até os dias de hoje.

David Azulay e Blueman

David Azulay, grande precursor do biquíni de lacinho e o biquíni jeans no Brasil na década de 70, também criou a Blueman, marca que tem como base a água, o mar, o sol e, sobretudo, a cultura carioca para a criação de suas conhecidas coleções.

foto David Azulay

Azulay foi tão genial em seus feitos que até agora seu biquíni de lacinho é uma tendência, tornando-se uma peça atemporal e bastante procurada em todo o Brasil. Justamente por isso, a Blueman tem muito orgulho de ser a pioneira nessa tendência e ser considerada referência nacional e até mesmo internacional do biquíni de lacinho!

Primeiro modelo do biquíni de lacinho

Quando estava no processo de elaboração do primeiro biquíni de lacinho, Azulay estava convicto de queria produzir uma peça que deixasse todos os corpos femininos com sua total beleza na praia, por isso, o biquíni de lacinho foi uma ideia assertiva e certeira: com ele, era possível ajustar o fechamento da peça de acordo com o busto, sem apertos ou desconfortos.

Além disso, para elevar a segurança da amarração e ainda aproveitar a grande tendência do então momento, ele apostou em uma peça confeccionada em jeans, que gerava grande flexibilidade para os visuais femininos, com a possibilidade de combinação com qualquer acessório ou peças de sobreposição.

No entanto, o impasse aqui era de que o jeans seria um tecido muito firme e que não esticava, então foi necessário cortar as laterais e amarrá-las para conferir essa flexibilidade e conforto a todos os corpos. Nem precisamos mencionar que foi um sucesso, né?

Por que o biquíni de lacinho revolucionou a moda praia?

O design, o tecido, a inovação e o alinhamento com a cultura carioca, sem dúvidas, foram os principais fatores que fizeram com que o biquíni de lacinho revolucionasse a moda praia!

foto de corpo feminino usando biquini de lacinho verde

Além disso, a chegada do biquíni de lacinho foi revolucionária para a moda praia, pois conferia às mulheres a perfeita união do útil ao agradável: ao passo em que unia um tecido firme e resistente e lhe dava a possibilidade de amarração.

Assim, o acabamento da peça era bastante semelhante aos modelos convencionais, no entanto, contava com a possibilidade de amarração promovendo conforto a todos os corpos femininos.

Leia também: Guia Simplificado Blueman: biquíni para cada tipo de corpo!

Biquíni de lacinho hoje: a versatilidade do modelo!

duas mulheres sentadas a beira da piscina olhando uma para a outra e sorrindo

Como mencionamos que se trata de uma peça atemporal, o biquíni de lacinho é uma composição moda praia que faz muito sucesso até os dias atuais. Seja em conjunto ou peças avulsas, o biquíni de lacinho foi muito bem aproveitado desde o seu sucesso inicial e, desde então, foi se aprimorando e se reinventando para atender os requisitos de cada tendência de época.

Sendo assim, hoje é possível encontrar o biquíni de lacinho em tecidos variados, tais como Elastano, Malha, Poliamida, Trilobal, Poliéster, Nylon e Neoprene, além da diversificação das estampas ou acabamentos em cores sólidas, com nuances multicoloridas que trazem mais alegria e dinamismo à peça!

Além disso, é possível combiná-los com cangas, saídas de praia, calçados e acessórios que percorrem pelos mais diferentes estilos da moda e compor seus visuais de moda praia à sua maneira!

Leia também: Amarração de biquíni: 5 dicas de amarrações criativas!

50 anos do biquíni de lacinho e Blueman

Como precursora do biquíni de lacinho, a Blueman tem a maior propriedade para falar sobre o tema e sua história no mundo da moda. E é claro que o marco de 50 anos do biquíni de lacinho da Blueman não poderia ser ignorado, não é mesmo?

foto de mulher no por do sol usando biquini de lacinho

Como o biquíni de lacinho é uma peça que continua a fazer sucesso até os dias de hoje por conta de sua atemporalidade, é possível inclusive chamá-la de curinga. Quando se fala em peças moda praia da região do Rio de Janeiro, a peça é a primeira coisa que vem à cabeça de todos os moradores da região.

Inclusive, a Blueman conta com a sua mais recente novidade repleta de simbolismo e especialidade: a nossa nova coleção para comemorar 50 anos de história foi lançada com nada mais nada menos do que a modelo Izabel Goulart como o rosto e corpo Blueman!

Essa coleção busca fazer alusões a modelos e estampas antigas, como uma homenagem singela e especial, visando eternizar o legado inesquecível de David Azulay.

O que você achou de conhecer um pouco mais sobre o biquíni de lacinho? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender um pouco mais sobre essa história incrível.

E já que estamos em um momento de nostalgia e lembranças após a leitura deste conteúdo, que tal ler também nosso post “Quantos anos tem o biquíni?” e conheça um pouco mais de sua história desde a invenção até os dias atuais!

Agradecemos por ler até aqui e o esperamos em nossos próximos posts aqui no blog da Blueman. Até mais!

Blueman

Autor: Blueman

Nós nascemos em 1972, estamos há 50 anos inovando as roupas de praia, desde a criação do biquíni de lacinho, e desenvolvendo modelagens, estampas, coleções e manifestos energéticos. E é por sermos tão apaixonados por essa vibe do Rio de Janeiro (e de todas as praias do Brasil) que trazemos sempre toques de brasilidade para as nossas peças e, agora, o nosso blog! São conteúdos exclusivos e de qualidade sobre tudo que a gente ama: moda praia, dicas de viagem, cuidados e beleza e, claro, o lifestyle praiano. Curtiu? Então vem com a gente e se joga nessa onda!

Deixe um comentário

Voltar ao Topo