Surfistas brasileiros: os maiores nomes do surfe nacional

Cada vez mais, o esporte tem ganhado notoriedade entre as mais diversas pessoas, principalmente os jovens que se depararam com grandes campeonatos repletos de tensão e manobras radicais. Se você quer conhecer mais sobre o surfe nacional, nada melhor que começar pelos nomes e a trajetória de grandes surfistas brasileiros!

Neste post nos atentaremos a nomes de surfistas brasileiros em atividade e, alguns, que deixaram os torneios há pouco tempo, mas que fizeram parte da história recente do surfe nacional. Aqui, você encontrará os melhores manos e manas a subir em pranchas nos últimos anos, confira!

1. Gabriel Medina

O surfista brasileiro Gabriel Medina ficou mundialmente conhecido por ser o primeiro brasileiro a ganhar um mundial de surfe e, em 2021, já possuía 3 títulos mundiais com o seu nome.

surfista gabriel medina na praia segurando prancha e fazendo oração antes de ir para o mar

Nascido em São Sebastião e criado na praia de Maresias, foi no litoral de São Paulo que ele se tornou um atleta do surfe e ganhou prêmios de surfe amador.

Depois, o brasileiro disputou e ganhou o WQS de Florianópolis com apenas 15 anos e passou a ser patrocinado pela marca Rip Curl, conseguindo disputar torneios em outros países e conquistar grandes premiações que o tornaram um dos nomes mais conhecidos da elite do surfe.

Em 2021, o atleta precisou pausar as competições para cuidar da saúde mental e voltou aos campeonatos em 2022. Embora tenha perdido o ritmo, o que é natural, Medina afirma que a pausa foi essencial para que pudesse estar saudável e feliz.

2. Ítalo Ferreira

Conhecido por ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro nas Olímpiadas, Ítalo Ferreira tem muitos prêmios em sua trajetória como atleta do surfe.

O potiguar, além dos prêmios, leva a expressão do brasileiro que nunca desiste aos mares, exemplo disso foi sua participação nos Jogos Mundiais de Surfe da ISA, em que, após ter seu passaporte furtado e de chegar à competição com as baterias em andamento, cravou-se como campeão mesmo entrando com 8 minutos para finalizar a disputa.

Muitos outros exemplos poderiam ser citado, mas com a quantidade de prêmios que o surfista brasileiro conquistou, já fica evidente que ele é um dos maiores nomes do surfe mundial.

Atualmente, após se consagrar campeão olímpico, Ítalo Ferreira continua a se dedicar ao esporte e se preparar para os próximos campeonatos.

Leia também: os melhores modelos de bermuda para surfar!

3. Adriano de Souza

Conhecido muito mais pelo apelido de Mineirinho, Adriano de Souza é um dos grandes nomes do surfe nacional. O surfista brasileiro nasceu em Guarujá, litoral paulista, e ganhou uma competição do Circuito Brasileiro de 2002 com apenas 15 anos.

surfista adriano de souza voltando do mar correndo segurando prancha

Em 2005, já com grandes títulos adquiridos, Mineirinho foi o recordista de pontos no Circuito Mundial de Surf, vencendo em Pipeline, no Havaí, e, desde então, permaneceu na lista da elite do surfe mundial.

4. Maya Reis Gabeira

A maior surfista brasileira, Maya Reis Gabeira foi a primeira atleta feminina do Brasil a disputar o Circuito Mundial de Surfe em 1990. Na verdade, ela foi a primeira em muitos aspectos: a primeira mulher a surfar no Alasca, “fundou” a categoria sobre surfistas femininas no Guinness World Records, já que, até o momento, só constavam recordes masculinos e por aí vai.

Um nome inesquecível para a história do surfe brasileiro, Gabeira, que já era célebre, ficou ainda mais conhecida em 2020, quando foi constado que ela bateu o próprio recorde de maior onda surfada por uma mulher, atingindo 73,5 pés, equivalente a 22,4 metros, em Nazaré. Realmente, não há como não afirmar que Maya Gabeira é uma das maiores atletas do surfe.

5. Tati Weston-Webb

A surfista brasileira Tatiana Weston-Webb nasceu em Porto Alegre, mas viveu toda a sua vida no Havaí, onde se apaixonou pelo surfe. Embora tenha dupla nacionalidade, a surfista se sente completamente brasileira e compete pelo Brasil em grandes campeonatos desde 2018, como o fez durante a Olimpíada de Tóquio em 2020.

surfista tati weston voltando do mar segurando prancha e sorrindo para a foto

Como calhou de ser chamada no mundo do esporte, Tati Weston-Webb está na elite do surfe desde 2015 ao receber o título de bicampeã do Campeonato Mundial Júnior da ISA e, já em sua primeira competição na World Surf League, foi premiada como a novata do ano. A partir daí, cravou sua trajetória na elite do surfe mundial.

6. Silvana Lima

Silvana Lima é uma das surfistas brasileiras mais conhecidas por sua trajetória no surfe, inclusive já ganhou por 8 vezes o Ranking Mundial da WSL e 2 vezes ficou com vice-campeã.

A cearense tem grande reconhecimento não somente em razão de seus títulos, mas por levantar importantes discussões no esporte e por demonstrar uma garra absurda para competir, mesmo sem patrocínios.

Que tal aproveitar o ensejo e conferir os melhores looks surfistas femininos? Assim, você se inspira em grandes surfistas mulheres e cai no mar com o traje adequado!

7. Filipe Toledo

Foi no Circuito Mundial de Surf de 2013 que o mundo conheceu Filipe Toledo, ou Filipinho como é chamado no universo do esporte, mas foi em 2015 que teve um grande resultado, ao conquistar o primeiro lugar nas três etapas do Quiksilver Pro Gold Coast, Oi Rio Pro e Moche Rip Curl Pro Portugal. Já em 2018, ficou em terceiro lugar do Circuito Mundial e despontou no esporte.

surfista felipe toledo segurando prancha e mar ao fundo

8. Caio Ibelli

Também do Guarujá, Caio Ibelli Circuito Mundial Pro Junior de Surfe em 2011, superando Filipe Toledo e cravando-se como um nome forte do surfe nacional.

Desde então, passou a participar dos torneios da WQS a fim de conquistas uma vaga para a WSL, mas só em 2016 conseguiu disputar o campeonato. Mesmo com poucos títulos, o bom desempenho faz dele um atleta do surfe muito reconhecido no país.

9. Tainá Hinckel

Após se tornar vice-líder no ranking regional catarinense da WSL com 18 anos, Tainá Hinckel teve seu potencial reconhecido e promete ser uma das grandes surfistas brasileiras da atualidade. Além disso, ela já era campeã sul-americana do Pro Junior Sub-18 da WSL Latin America de 2016 e de 2019. Agora, com os treinos e ganho de ainda mais experiência, Tainá Hinckel pode ser um nome feminino muito comentado entre os atletas do surfe.

surfista taina hinckel segurando prancha e sorrindo olhando para a foto

10. Yago Dora

Nascido em Curitiba, mas criado nas praias da capital catarinense, Yago Dora se classificou para o WCT em 2017 e disputou WSL em Saquarema, surpreendendo a todos com sua performance ao derrotar grandes surfistas brasileiros e estrangeiros.

Conforme relatos, Dora começou a treinar com 11 anos, mas foi apenas por volta dos 15 que começou a demonstrar empenho nos treinos. Sendo assim, com tão pouco tempo de empenho e excelente desempenho, espera-se que o atleta se destaque cada vez mais.

E aí, gostou de conhecer 10 surfistas brasileiros? Alguns desses já fizeram história, outros prometem continuá-la. Aproveite para saber mais sobre o universo do surfe nacional e conheça as melhores escolas de surfe no Arpoador!

Blueman

Autor: Blueman

Nós nascemos em 1972, estamos há 50 anos inovando as roupas de praia, desde a criação do biquíni de lacinho, e desenvolvendo modelagens, estampas, coleções e manifestos energéticos. E é por sermos tão apaixonados por essa vibe do Rio de Janeiro (e de todas as praias do Brasil) que trazemos sempre toques de brasilidade para as nossas peças e, agora, o nosso blog! São conteúdos exclusivos e de qualidade sobre tudo que a gente ama: moda praia, dicas de viagem, cuidados e beleza e, claro, o lifestyle praiano. Curtiu? Então vem com a gente e se joga nessa onda!

Deixe um comentário

Voltar ao Topo