Morar na praia: dicas, vantagens e desvantagens

Morar nos grandes centros urbanos tem lá suas vantagens, sempre há uma loja que oferece tudo o que você precisa por perto, não precisa se deslocar entre cidades para trabalhar ou estudar, entre outras coisas. Em contrapartida, a poluição, o céu cinza e o caótico trânsito não são lá essas coisas. É por isso que muitas pessoas amam morar na praia ou estão planejando fazer isso o mais breve possível.

Afinal, nas regiões litorâneas, quase sempre o céu é azul ou o pôr-do-sol no fim do mar são de tirar o fôlego, assim como a maresia, o barulho das ondas, enfim, tudo deixa a mente muito mais leve, o corpo disposto e, sempre que você desejar se divertir ou distrair a cabeça das preocupações, basta dar um mergulho ou andar descalço na areia para refletir.

E como um país com mais de 7 mil quilômetros de extensão litorânea, cidade para morar na praia é o que não falta, certo? As notícias do IBGE afirmam que há um total de 280 municípios brasileiros defrontantes com o mar. São muitas cidades!

Mas será que só há vantagens? Quais são as dificuldades? Vale a pena? E como se programar para mudar de vida e morar no litoral? Todas essas perguntas, responderemos no post de hoje. Então, pegue o papel e a caneta para pesar os prós e contras disso e vamos lá!

Vantagens e benefícios de morar na praia

Quando você tirou suas férias na praia, já teve o pensamento de “E se eu me mudasse para cá?”? Saiba que isso é algo muito comum de se passar na mente das pessoas que moram em grandes centros urbanos ou cidades do interior. O fato é que mudar o ritmo de vida é algo muito vantajoso, ainda mais se o anseio por algo novo é muito grande e a insatisfação com o rumo atual da vida é maior ainda.

Realmente, é uma grande mudança de ares. Quem vive em cidades litorâneas tem muitas vantagens em sua rotina e os benefícios que elas oferece são ainda maiores. Como amantes dessa vida pertinho do mar, podemos citar alguns deles:

Constante contato com a natureza

Quem mora bem próximo do mar sempre está desfrutando do que a natureza oferece. Pisar na areia, dar aquele mergulho todos os dias, sentir a brisa marítima acariciando os cabelos e outras características do ambiente, você sempre está perto da natureza. Dependendo da cidade que você está, há outros passeios, como trilhas, dirigir pelas dunas, entre outros. Podemos citar as cachoeiras do Rio de Janeiro como mais desse tipo de contato.

Enfim, por estarem sempre próximas do mar, as pessoas costumam ter uma ligação mais forte com a natureza, querendo protegê-la e manter o equilíbrio de todo o ecossistema que ali tem para manter sempre os espaços bem cuidados. E os animais, geralmente, também são abundantes, como peixes e pássaros. É realmente uma troca sua com a Mãe-Terra!

Paisagens de tirar o fôlego

Quem nunca esperou o pôr-do-sol passar para ir embora da praia, não é? O céu fica com paletas de cores diferentes, ora rosa, ora laranja e azul, é muito lindo! Além disso, se você tem oportunidade de morar em um apartamento, pode ver grande parte da extensão do mar, os morros e as montanhas (se assim existir no local), os peixes nadando, as pessoas passando, entre outras coisas.

O nosso Rio de Janeiro tem muitos morros e pedras famosos, como o Morro dos Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, o Pão de Açúcar e muito mais. Eles podem oferecer serviços de bondinho, paraquedismo, planar pelas cidades e mais!

Alimentação mais natural

Se você é uma pessoa que ama frutos do mar e não sofre de alergia disso, vai gostar muito de morar na praia! Em muitas regiões, a pesca é a principal fonte de renda, então, vai ter peixes à vontade, camarão, siri e outros para desfrutar. O melhor de tudo é que os alimentos são mais frescos, o sabor do peixe que foi pescado recentemente, limpo e colocado à venda será muito diferente do peixe que foi congelado, ensacado e transportado até cidades longes da costa.

Mais lazer na sua rotina

Como já citado, se você mora próximo à praia, com certeza, tem o mar disponível todos os dias para dar um mergulho, além disso, há outros passeios, como mergulhos em recifes, luaus, trilhas em reservas, passeios em diferentes roteiros, esportes e competições e muito mais, afinal é uma região que atrai bastante turistas, então coisas para se fazer não vão faltar!

Vida mais saudável

Esse é apenas um dos inúmeros benefícios de morar na praia. Por estar mais próximo à natureza e ter sempre à disposição paisagens belíssimas, é normal que você queira ter uma vida mais ativa, ainda mais porque vai ver outras pessoas se exercitando e ficará na vontade. Você pode correr na areia, andar de bicicleta nas faixas, praticar o surfe, fazer natação, entre outros.

Além disso, se o clima for constantemente de calor e sol, a sua pele absorverá mais vitamina D, assim você vai receber todos os nutrientes e as vantagens que esse composto oferece. Mas não se esqueça de que existe o melhor horário para tomar sol e outras práticas que mantém a saúde de sua pele!

Imóvel valorizado

Esse benefício de morar na praia não vai tanto para o lado de bem-estar, mas ainda entra em qualidade de vida. Como a procura por essas regiões é muito alta, ainda mais em temporadas, é comum que os imóveis tenham um valor mais alto. Então, para vender uma casa e apartamento, ou para alugá-los, será mais fácil e mais rentável.

Inclusive, isso é uma das maneiras de como ganhar dinheiro em cidade praiana, visto que muitas famílias usam essa rentabilidade dos imóveis como uma fonte de renda, alugando seus apartamentos ou casas para outras famílias durante a alta temporada do verão.

Percebe-se que morar na praia é uma maravilha, são tantas vantagens e coisas a se fazer que a sua vida pode tomar um rumo totalmente diferente. Mesmo quem já mora no litoral, quando vai para outras regiões ou estados que não têm costa, percebem a grande diferença de rotina.

As desvantagens de morar na praia

A vida não é só de flores, não é? Sempre há outro lado da moeda, pois o mundo é inconstante. Então, como todo lugar, morar no litoral também tem os seus percalços e desvantagens. Algumas atrapalham mais pessoas que outras, é normal, cada um tem a sua rotina, as suas particularidades. Entenda quais são elas:

Clima de altas temperaturas e grande umidade

Principalmente em estados localizados na zona tropical, o clima costuma ser muito quente, isso se junta com a umidade trazida pelo mar e, às vezes, a cidade litorânea parece uma verdadeira sauna. Independente da estação, é muito comum que esses locais sejam mais quentes que outros, mesmo no inverno, como vivemos nos últimos anos, o qual faz pouco frio.

Consequentemente, o gasto da energia se torna mais alto, pois o ar-condicionado fica ligado por muitas horas, ventiladores em todos os cantos da casa, a geladeira trabalha mais, afinal você sempre vai querer uma aguinha gelada ou uma breja.

Maresia

Apesar do vento e do aroma da maresia, nem sempre ela é boa. Como o ar carrega grande concentração de salinidade que vem do mar, os metais oxidam muito rápido, então, automóveis, móveis e eletrodomésticos podem sofrer com isso. Por isso, é preciso mantê-los sempre hidratados com óleo de peroba e outros produtos para evitar as ferrugens.

Superfaturação de serviços e produtos durante as temporadas

As cidades litorâneas durante os meses de baixa temporada são muito diferentes das épocas de alta temporada. Carnes, bebidas e até mesmo serviços diferentes ficam mais caros pela alta quantidade de turistas que estão ali, o que é comum, afinal, os comerciantes querem ganhar mais.

Como você pode ver, não é lá aquela perfeição que todos pensam, há sim incômodos. Também pode ser citada a falta de expectativa para férias, ainda mais se você não viajar muito, pois quem mora em cidades longes do litoral sempre quer descer para a praia no final do ano ou entre as pausas do serviço. Além disso, existem pessoas que perdem o encanto pelo mar, pois o fato de ele sempre estar ali o torna algo comum.

No final, cada vantagem e desvantagem terá maior ou menor peso na rotina, alguns não se incomodam pelas latarias oxidadas ou pela onda de turistas, outros já não suportam isso e, em qualquer oportunidade, fogem. Se você ainda não mora na praia e está pensando se vai ou não, precisa pesar esses prós e contras e ver o que compensa mais.

Como me planejar para morar na praia? Saiba o que é preciso!

Se você ainda não mora na praia e está pensando seriamente em mudar de ares, saiba que precisa se organizar para que tudo ocorra bem quando se instalar. Por exemplo, você precisa encontrar outro emprego se não tiver que trocar de cidade por mudança de cargos e regiões no serviço. Quem tem contatos consegue oportunidades melhores.

Além disso, você precisa achar a região ideal para morar. Escolha algumas opções e vá pesando os prós e contras de cada, se puder, vá até o local. Cheque como é a vizinhança, se há serviços essenciais por perto, se o comércio é próximo ou mais longe, se há meios de locomoção, entre outras coisas. Isso é uma ótima estratégia para evitar arrependimentos depois de se mudar.

E se você está indo viver na praia, tem que saber se a praia é boa! Estar perto do mar não é suficiente, por isso verifique se o local é adequado para banho, se há outras opções por perto, entre outras coisas.

Escolher o imóvel certo e checá-lo antes de se mudar de vez também é muito importante. Por foto, você não consegue ver tudo o que a casa ou apartamento tem. Vá até o local, se conseguir, ou peça para alguém de confiança checá-lo, confira os cômodos, piso, janelas, entre outros.

Conforme você for se organizando, novas coisas a se fazer surgirão. Basta ter calma e checar tudo antes de mudar definitivamente para que você não tenha dores de cabeças desnecessárias.

E se acabou de se mudar, tente conhecer seus vizinhos, fazer amigos, há muitas pessoas boas e diferentes em todo o lugar. Ter contato com moradores nativos da região é muito vantajoso, pois eles sabem de diversas coisas por vivência.

Nós, como exímios e orgulhosos cariocas, amamos a nossa costa, o povo bonito, o azul do céu, o calor na pele e todas as experiências únicas que é morar no litoral carioca – para nós, morar na praia é sim uma delícia e, quando acontecem problemas, sempre damos um jeitinho de resolver.

Se você tem esse sonho e ainda não o realizou, venha para o Rio de Janeiro. Esse estado maravilhoso tem muitas coisas boas – principalmente praias – a oferecer. Para conhecer mais disso, fique sempre antenada(o) em nosso blog, toda semana há um conteúdo novo.

Até mais!

Blueman

Autor: Blueman

Nós nascemos em 1972, estamos há 50 anos inovando as roupas de praia, desde a criação do biquíni de lacinho, e desenvolvendo modelagens, estampas, coleções e manifestos energéticos. E é por sermos tão apaixonados por essa vibe do Rio de Janeiro (e de todas as praias do Brasil) que trazemos sempre toques de brasilidade para as nossas peças e, agora, o nosso blog! São conteúdos exclusivos e de qualidade sobre tudo que a gente ama: moda praia, dicas de viagem, cuidados e beleza e, claro, o lifestyle praiano. Curtiu? Então vem com a gente e se joga nessa onda!

Deixe um comentário

Voltar ao Topo